Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Entenda como a IA pode tornar o recrutamento mais eficaz e abrangente

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Entenda como a IA pode tornar o recrutamento mais eficaz e abrangente
Criado em 25 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A área de recursos humanos vem sendo amplamente renovada com a ajuda das inteligências artificiais, que estão remodelando os processos de recrutamento.

O mercado de trabalho está sendo continuamente transformado pela tecnologia, e grande parte dessa revolução se deve ao rápido avanço das inteligências artificiais. Aos poucos, as IAs estão assumindo um papel fundamental no auxílio de processos operacionais, sendo de grande ajuda no processamento de dados e automação de tarefas básicas. Na área de recursos humanos, não vem sendo diferente, com destaque para os recrutamentos.


Quando uma empresa abre uma vaga, é muito comum receber dezenas ou até mesmo centenas de currículos online, sendo necessário analisar a maior parte manualmente para encontrar os candidatos que melhor se adequam às expectativas. Esse processo costuma ser bastante denso e trabalhoso, sobrecarregando os profissionais de recursos humanos e, muitas vezes, deixando candidatos valiosos passarem, devido ao excesso de candidaturas.


A solução que muitas empresas vêm adotando é a adoção de IAs no processo de triagem ou em várias etapas do recrutamento. Um algoritmo é capaz de ler e identificar uma quantidade imensa de dados em questão de segundos, garantindo uma análise curricular em um ritmo muito além da capacidade humana. Ao programar os requisitos desejados, os softwares de automação conseguem fazer uma boa seleção de todos os candidatos mais qualificados, de acordo com as informações presentes em seus currículos.


Esse processo é simples e realizado a partir de algumas palavras-chave, que geralmente estão relacionadas às experiências profissionais do candidato ou às suas habilidades. A partir disso, o RH consegue ser mais seletivo em meio à vasta quantidade de currículos recebidos, agilizando consideravelmente o passo a passo relacionado a entrevistas, testes e, por fim, a contratação.


Apesar de mais raro, algumas corporações utilizam IAs até mesmo no processo de entrevistas, especialmente quando envolve o envio de vídeos de apresentação. Esses arquivos servem como um material complementar para a seleção final de candidatos a serem entrevistados, mas, a partir desse ponto, a participação de profissionais humanos torna-se indispensável, já que os algoritmos não são capazes de distinguir valores éticos ou questões empáticas que fazem a diferença.


O uso de inteligências artificiais no meio corporativo ainda é um assunto envolto a muitas polêmicas, mas, no geral, a ferramenta não altera em nada o que é um recrutamento. Toda a condução das entrevistas e a escolha final ainda depende de profissionais qualificados, enquanto as IAs desempenham apenas um papel de auxílio na seleção inicial dos candidatos. Em uma era em que a maioria dos processos de contratação ocorre no ambiente virtual, esse recurso vem se mostrando cada vez mais indispensável.


Deixa sua opinião aí nos comentários! 😀

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1545 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?