Mesmo que o número de vendas por meio de lojas virtuais esteja em crescimento acelerado, nada tira o prazer de realizar compras em uma loja física, onde o cliente pode ter contato direto com o produto, analisar a textura, experimentar a qualidade, e o melhor: levar diretamente para casa após o pagamento. Todavia, como continuar atraindo constantemente essa clientela? É nesse ponto que entra uma estratégia de marketing essencial para lojas físicas: o visual merchandising. O visual merchandising é uma estratégia que analisa e trabalha diretamente o ambiente interno das lojas, objetivando a melhoria das vendas a partir do estímulo dos sentidos humanos, principalmente o visual. É ele o responsável por causar o impacto da primeira impressão nos consumidores, desde a entrada da loja, a partir de personalização dos ambientes, organização dos espaços e exposição dos produtos. Como aplicar o visual merchandising nas lojas? Para que essa estratégia tenha sucesso, ela deve conceber o design da loja, com a disposição dos cabides e das araras, a iluminação do local, a harmonização das cores e o posicionamento de espelhos e acessórios. Tudo que seja visual é essencial para construir um ambiente agradável e aconchegante, mas que também demonstra elegância e organização na disposição dos produtos. Outros sentidos também podem ser estimulados, como o olfato e a audição; um aroma que recorde a loja e uma playlist que combine com o gosto dos clientes também fazem parte do visual merchandising. Embora o visual merchandising seja pensado para organizar a loja inteira, um dos pontos mais fortes dessa estratégia são as vitrines. O vitrinismo é uma técnica que pensa a organização e a disposição dos produtos que ficam expostos na entrada das lojas, ou seja, nas vitrines. A vitrine é a porta de entrada de todo negócio e, quando ela é bem organizada, consegue estimular a curiosidade de quem passa pela frente da loja a entrar e, possivelmente, realizar alguma compra. É nesse espaço que se expõem aqueles produtos que chamam a atenção e que representam a marca da empresa. Uma loja de lingerie, por exemplo, pode não apenas expor os produtos tradicionais de calcinha e sutiã, mas expor um body mais sensual ou uma camisola sexy e elegante. Todavia, é essencial manter um padrão de organização entre a porta de entrada e o interior da loja, para não haver descompasso entre a atratividade da vitrine e a desarmonia interna. Se o padrão da vitrine é alto, o interior deve ser igual. Assim, as chances de aumentar as vendas e fidelizar a clientela são maiores.É a partir da análise dos valores defendidos pela loja, da imagem que se quer passar e do público-alvo do negócio que o visual merchandising vai poder atuar para trabalhar a identidade visual da empresa.
Ele deve estar alinhado com o conceito principal do negócio: seja o melhor atendimento, seja alinhado às causas sociais ou à diversidade, o objetivo é criar a melhor experiência possível para o consumidor e estimular a venda, mas também o retorno desse cliente para compras futuras.
FLAVIA VIANA