É cada vez mais constante a humanização das marcas no seu posicionamento. Vemos marcas adotando posicionamentos de defesa ao meio ambiente, a inclusão social, bem estar da comunidade, entre outros. Essas bandeiras levantadas criam fortes laços com os consumidores/clientes e a partir daí acontece o engajamento e por consequência a fidelização.
Mas afinal de contas, o que é posicionamento?
Segundo um grande estudioso do assunto e autor dos livros mais estruturados do assunto, Al Ries, o posicionamento não é algo que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, as pessoas defendem o que acreditam; e em mundo tão cheio de bandeiras, como o que vivemos atualmente, isso significado um caso de amor, ou de ódio com a empresa.
Ter posicionamento em assuntos polêmicos deve ser considerado somente após a análise das crenças e valores do seu público alvo, mas também deve seguir o que a equipe pensa, afinal, se conquista uma legião de fãs com identificação, mas tudo isso, fruto da legitimidade.
E é bem essa identificação que vai gerar o engajamento, e por consequência, o compartilhamento da marca, a defesa por parte de seu público e a fidelidade. Mas, é preciso um cuidado extremo em como trazer o posicionamento, pois também é possível com isso destruir toda a credibilidade da marca, caso o posicionamento seja muito extremista.
E como fazer isso então?
Não tem muita fórmula mágica, mas o mais importante é ter a análise correta do público alvo, conhecer a fundo e só a partir de então é que haverá a possibilidade de estruturar o posicionamento. Muitas vezes é algo orgânico e que vai acontecendo com o tempo, mas as técnicas corretas proporcionam o entendimento desse posicionamento e a compreensão do quando isso pode significar para os clientes e para o mercado.
No planejamento da sua empresa é necessário ter essa avaliação do posicionamento e a adoção de métricas que conduzem a uma visão mais assertiva sobre qual visão os clientes possuem da sua empresa e como se portar neste contexto.
E sabe qual o maior segredo para isso tudo?
Ter autenticidade! O cliente percebe e se identifica com realidade! Personifique sua marca, mas deixe ela ser de verdade!