Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Engajamento de marca: Resultados de um correto posicionamento.

avatar ANGELICA FABIANA FONSECA WEIRICH
Angelica Fabiana Fonseca Weirichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt6
Engajamento de marca: Resultados de um correto posicionamento.
6 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 JUL. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É cada vez mais constante a humanização das marcas no seu posicionamento. Vemos marcas adotando posicionamentos de defesa ao meio ambiente, a inclusão social, bem estar da comunidade, entre outros. Essas bandeiras levantadas criam fortes laços com os consumidores/clientes e a partir daí acontece o engajamento e por consequência a fidelização.


Mas afinal de contas, o que é posicionamento?


Segundo um grande estudioso do assunto e autor dos livros mais estruturados do assunto, Al Ries, o posicionamento não é algo que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, as pessoas defendem o que acreditam; e em mundo tão cheio de bandeiras, como o que vivemos atualmente, isso significado um caso de amor, ou de ódio com a empresa.


Ter posicionamento em assuntos polêmicos deve ser considerado somente após a análise das crenças e valores do seu público alvo, mas também deve seguir o que a equipe pensa, afinal, se conquista uma legião de fãs com identificação, mas tudo isso, fruto da legitimidade.


E é bem essa identificação que vai gerar o engajamento, e por consequência, o compartilhamento da marca, a defesa por parte de seu público e a fidelidade. Mas, é preciso um cuidado extremo em como trazer o posicionamento, pois também é possível com isso destruir toda a credibilidade da marca, caso o posicionamento seja muito extremista.


E como fazer isso então?


Não tem muita fórmula mágica, mas o mais importante é ter a análise correta do público alvo, conhecer a fundo e só a partir de então é que haverá a possibilidade de estruturar o posicionamento. Muitas vezes é algo orgânico e que vai acontecendo com o tempo, mas as técnicas corretas proporcionam o entendimento desse posicionamento e a compreensão do quando isso pode significar para os clientes e para o mercado.


No planejamento da sua empresa é necessário ter essa avaliação do posicionamento e a adoção de métricas que conduzem a uma visão mais assertiva sobre qual visão os clientes possuem da sua empresa e como se portar neste contexto.


E sabe qual o maior segredo para isso tudo?


Ter autenticidade! O cliente percebe e se identifica com realidade! Personifique sua marca, mas deixe ela ser de verdade! 

avatar ANGELICA FABIANA FONSECA WEIRICH
Angelica Fabiana Fonseca Weirich
Gestora de Projetos no Sebrae Paraná. Publicitária e Administradora, especialista em Marketing, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Apaixonada por: empreendedorismo, varejo, marketing, doguíneos, família e fazer amigos!favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3843 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas