Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Indústria de games - crescimento de 169% no Brasil

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Indústria de games - crescimento de 169% no Brasil
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 12 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Todos os anos, a indústria de videogames movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo: só em 2021 foram 180 bilhões. A pandemia não impediu o crescimento deste setor, e, mesmo com tantas dificuldades econômicas que assolam o Brasil no atual momento, o país também apresentou um crescimento atípico no mercado de games.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), em apenas quatro anos, o Brasil teve um aumento de 169% no número de estúdios de games.


Em 2018, eram apenas 375 estúdios, enquanto em 2022 já são mais de mil.

  • A região Sudeste ainda domina neste quesito, com 57% das empresas do gênero;
  • Regiões Sul (21%);
  • Nordeste (14%);
  • Centro-Oeste (6%) e;
  • Norte (3%).


O levantamento também apontou um aumento considerável no número de mulheres trabalhando no setor: de 12.441 profissionais da área, 29,8% são do sexo feminino, quase 10% a mais que o registrado em 2018.


Outro relatório de autoria dos mesmos grupos aponta o potencial lucrativo desta indústria para o país. Em 2021, o mercado brasileiro de jogos eletrônicos movimentou ao todo 2,3 bilhões de dólares, enquanto a exportação de games ficou na casa dos 53 milhões de dólares.


O Brasil ainda representa somente 4% dessa indústria global, sendo um mercado que ainda está dando seus primeiros passos, mas que já apresenta números muito positivos.


Para os especialistas, ainda falta um fortalecimento nos cursos de capacitação que formem profissionais da área, pois dessa forma é possível ter mais incentivo e investimento no setor.


Atualmente, existem mais de 4 mil cursos de graduação direcionados a games registrados no Ministério da Educação, mas somente 0,27% deles são oferecidos no sistema de ensino público.


Estima-se que menos de 4 mil estudantes se formem na área anualmente; então, com um investimento maior nesse quesito, o mercado passará a ser mais atrativo.


Ainda assim, isso já serve de incentivo para quem sonha em trabalhar com games. Seja no desenvolvimento de jogos mobile ou para consoles, já é possível adquirir um smartphone na Black Friday e dar início aos estudos, seja pesquisando ou fazendo um curso direcionado ao game design.


A tendência é que, no futuro, a indústria brasileira necessite ainda mais de profissionais qualificados então, quanto antes se preparar para esse momento, melhor. 


E você, sabia desses dados sobre o mercado de games?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5323 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?