Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Empréstimos com garantias: entenda como funciona

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empréstimos com garantias: entenda como funciona
Criado em 15 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os empréstimos pessoais são um dos maiores motivos de endividamento dos brasileiros, especialmente por causa de sua alta taxa de juros, que podem chegar a até 300% ao ano. O que muita gente não sabe é que existe uma alternativa que visa oferecer condições melhores ao consumidor, geralmente com taxas ou parcelas mais baixas, um prazo maior de pagamento e outras vantagens para quem está buscando empréstimo.


Esses são os empréstimos com garantia, uma transação que na prática funciona exatamente como um empréstimo pessoal, porém envolvendo algum bem como entrada. Essa garantia varia de acordo com o que for negociado entre a instituição e quem está solicitando o empréstimo, sendo tudo registrado em um contrato. O cliente só perderá esse bem caso não consiga pagar sua dívida e, somente nesse caso, seus pertences são confiscados para compensar a quantia não paga.


As condições para um empréstimo com garantia variam muito. Por ser mais vantajoso para os clientes, os riscos também costumam ser altos; então, dependendo do valor, pode ser requisitada uma garantia real (hipoteca, penhor e alienação fiduciária) ou pessoal (aval e fiança). A alienação fiduciária é o nome dado para qualquer bem que seja oferecido pelo consumidor, e, na maioria das vezes, eles não são suficientes para suprir o valor da dívida, por isso é necessário complementar com outros bens.


Nem sempre é necessário oferecer algo de grande valor ao pedir um empréstimo, pois até mesmo seu celular pode servir como garantia. As regras variam de acordo com cada instituição e financiadora, mas o valor emprestado costuma ser adaptado para algo próximo do valor do dispositivo. A vantagem é que o cliente pode continuar usando seu smartphone normalmente, só correndo risco de perdê-lo caso não honre com a dívida. É uma alternativa prática e acessível, já que hoje mais de 230 milhões de brasileiros possuem um celular particular, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados em junho de 2020.


A variedade de modalidades é relativamente alta e, naturalmente, quem busca obter empréstimos maiores precisará oferecer garantias mais valiosas. Além do celular, também é possível fazer transações envolvendo imóveis, automóveis, aval de sócios, fiança ou fiador, joias e até mesmo com garantia de salário. Cabe exclusivamente ao cliente decidir que tipo de garantia atende melhor suas necessidades e, é claro, se organizar financeiramente para quitar sua dívida e não sair no prejuízo.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7440 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado