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Empresas sustentáveis, consumidores mais engajados.

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Empresas sustentáveis, consumidores mais engajados.
Criado em 17 FEV. 2022
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A sustentabilidade tem sido uma pauta importante para varejistas e consumidores.   De itens pré-usados ​​e vintage a embalagens de baixo impacto e origens rastreáveis, as pessoas se tornaram mais conscientes de como seu estilo de vida e hábitos de compra afetam o planeta — e esperam que as empresas façam sua parte. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa fortalecer sua própria estratégia de sustentabilidade e atrair mais consumidores engajados.

Escolha equipamentos, luzes e eletrodomésticos com baixo consumo de energia

Comece optando por eletrodomésticos, iluminação e equipamentos que economizam energia. Você pode, por exemplo, trocar suas lâmpadas incandescentes tradicionais por opções de economia de energia, como CLF e iluminação LED. Você descobrirá que o último não apenas requer menos energia (o que, por sua vez, leva a menores emissões de efeito estufa), mas também economiza dinheiro no processo.

Invista em embalagens mais sustentáveis

A embalagem contribui com uma grande quantidade de resíduos no varejo. No entanto, elas contribuem para a identidade de uma empresa. Mas para minimizar seu impacto, lembre-se dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduza a quantidade de embalagens que você usa, reutilize as sobras de embalagens e recicle o que você não pode reutilizar.

A embalagem sustentável não reduz apenas o seu impacto ambiental. É também uma maneira fantástica de diferenciar sua marca dos concorrentes!

Explore modelos de negócios de aluguel

Assim como os modelos de aluguel de veículos, outros segmentos ​​estão passando por uma transformação. A mudança já transformou a indústria de música e entretenimento: pense em como o Spotify suplantou as vendas e downloads de CDs e como a Netflix substituiu as locadoras de vídeo, e provavelmente afetará mais indústrias nos próximos anos.

Na moda, serviços como “Rent the Runway”, um aluguel online de roupas e acessórios que inclui itens de luxo, estão atendendo à fome do consumidor por novidades sem causar os mesmos danos que o fast fashion: priorizando experiências em vez de propriedade e tornando o luxo mais acessível a diferentes tipos de consumidores.

Com mais negócios se aventurando no mercado de aluguel, este é um modelo de consumo que deve crescer e se manter no futuro. Muitas empresas estão considerando progressivamente a propriedade alternativa como uma força que precisam abraçar, ou pelo menos testar, por meio de novos modelos de colaboração com varejistas ou startups no setor.

Isso exigirá considerações cuidadosas do modelo de negócios e uma escolha clara entre parcerias, desenvolvimento interno ou fusões e aquisições. A tecnologia também tem um papel crítico a desempenhar. Portanto, ao decidir qual tecnologia sustenta sua operação de varejo, especialmente quando se trata de seu ponto de venda, vale a pena considerar quais ferramentas e funcionalidades você precisará no futuro, conforme as mudanças nos modos de consumo.

Monitore sua fabricação e fornecedores

A origem do seu produto também é um ponto importante. Reserve um tempo para fazer uma espécie de auditoria do fornecedor e determinar se seus padrões e fabricação estão de acordo com a forma como você dirige seu próprio negócio.

Marque reuniões com cada um de seus maiores fornecedores para ter uma ideia dos valores de cada empresa. Quando possível, trabalhe apenas com fornecedores que compartilhem o mesmo compromisso com a sustentabilidade.

Assim como a demanda do consumidor deve ser atendida por varejistas B2C, os fornecedores precisam responder à demanda do varejista. Da mesma forma, você também pode investigar as condições de trabalho para qualquer fornecedor que você usa, como fonte de fornecedores que pagam salários dignos e fornecem ambientes de trabalho seguros e amigáveis.

Além disso, analise seu processo de fabricação. Se você fabrica seus próprios produtos, encontre maneiras de fazê-lo com mais eficiência. Observe as embalagens, o uso de energia, a poluição, os resíduos etc. Faça uma auditoria para você mesmo, para poder fornecer com total segurança transparência aos seus clientes.

Comercialize sua sustentabilidade

Não tenha medo de divulgar seus esforços para ser mais sustentável. Permita que os clientes saibam que você defende mais responsabilidade ambiental: a maioria será inspirada a fazer o mesmo.

Melhor ainda, inclua a sustentabilidade na imagem de sua marca. Você deseja que seus produtos sejam associados a essa tendência, não é mesmo? Concentre-se em várias estratégias de marketing de conteúdo para transmitir essa mensagem. Deixe seus clientes saberem por que você decidiu se concentrar na sustentabilidade, para quais organizações você doa, como isso melhora seus produtos e a experiência do cliente e quais são seus objetivos finais como empresa.

Existem muitas maneiras de transmitir isso aos seus clientes. Seja criativo e não tenha medo de usar seu blog, e-mail marketing, mídia social etc., para que as pessoas saibam quem você é e em que acredita.

A melhor parte de ser um negócio mais sustentável? Isso o torna parte da solução. A sustentabilidade se tornou uma proposta de valor poderosa para consumidores cada vez mais conscientes. Mostra que você está ciente das questões socioambientais que a sociedade enfrenta e deseja amenizar as formas de contribuir com ela como varejista. Ser sustentável não é apenas uma escolha ética para sua marca, é também uma decisão de negócios inteligente.

 

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