Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Empresas future-ready - A importância de estar no mundo digital

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empresas future-ready - A importância de estar no mundo digital
Criado em 21 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase



Se você está lendo esse post, provavelmente você já percebeu que o mundo cada vez mais está mudando e cada vez mais migrando tudo para o meio digital , ainda mais depois dos dois anos de pandemia. Logo as empresas que não se posicionam no online, vão ficando para trás e não é isso que você quer que aconteça com o seu negócio. Acertei? 



O que são empresas Future Ready


Realmente, o futuro está batendo na porta (pode não ser ainda com robôs assassinos e carros voadores); e para sobreviver a todas as mudanças que surgiram no meio dos negócios, estar pronto para implementar inovações , ser flexível e ter maturidade operacional, faz toda diferença. 


Em poucas palavras, isso é "future-ready, é estar preparado para o futuro. Empresas future ready são aquelas que estão à frente dos concorrentes no sentido de inovação e experiência do cliente, por exemplo, cortando custos por meio da implementação de tecnologias facilitadoras. De acordo com um estudo feito pelo MIT Center for Information Systems Research (MIT CISR) publicado em 2019, apenas 22% das empresas mundiais foram categorizadas como future-ready (estudo feito com 1,3 mil empresas do globo). No Brasil, esse número ainda cai para 16%.


Como falamos no início, a pandemia - querendo ou não - acelerou, e muito, o desenvolvimento da tecnologia e a implementação do digital nas nossas vidas e empresas. Afinal, quem quisesse sobreviver durante os dois anos de distanciamento social, precisaria se inserir no online. Entretanto, como essa mudança acelerada, muitas pessoas ainda são céticas quanto ao digital e colocam toda sua fé no trabalho humano , aquele, com burocracias, processos padronizados, super hierárquico. E está aí a explicação de apenas 16% das empresas estarem prontas para o futuro no Brasil . 





Essas poucas empresas inseridas nessa porcentagem fogem do padrão ultrapassado e estão constantemente se atualizando, através de automatizações e digitalização de processos, a fim de otimizar operações, reduzir custos, gerar inovações e melhorar a experiência do cliente. Essas empresas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Oxford Economics e Accenture, são 2,3% mais rentáveis . Ou seja, além de sobreviver a situações como a pandemia, essas empresas ainda conseguem fazer mais dinheiro do que a sua, que continua fora do ambiente digital. 



Como transformar digitalmente sua empresa


Agora que falamos de dinheiro , talvez tenha ficado ainda mais interessante, e você tenha entendido que é realmente muito importante acompanhar as mudanças da sociedade. De acordo com grandes executivos como Cesario Nakamura, CEO na Alelo, e Washington Vital, Head de Data Analytics e Digital Transformation na SulAmérica, a primeira coisa que se deve mudar é a visão da liderança.


O líder da empresa precisa comprar a ideia de transformação digital e deixar de lado a cultura e a tradição de uma empresa se quiser continuar existindo. Quer um exemplo? A Kodak, que foi uma gigante mundial no setor de fotografias, acabou sucumbindo às câmeras digitais, visto que o seu principal produto comercializado eram os filmes fotográficos , a Kodak era responsável por cerca de 90% desse mercado. 


Em 2012, a empresa decretou falência porque, mesmo sendo responsável pela criação da primeira câmera digital , desistiu do projeto por acreditar que essa tecnologia de fotos digitais demoraria décadas para se tornar acessível e com uma qualidade aceitável pelo mercado. 


Sendo assim, além de começar a se inserir no meio digital e nas tendências de mercado, a liderança de uma empresa deve acreditar nessa ideia e buscar sempre aprender mais, de forma a entender limites e desafios que a marca pode vir a enfrentar. Abandonar uma cultura quadrada é fundamental para a sobrevivência do negócio. 


Junto a isso, levar a tecnologia a pontos estruturais é imprescindível, visto que elas demandam atenção e energia de executivos, energia essa que poderia estar sendo direcionada na resolução de problemas, por exemplo. 





Entretanto, saber escolher as ferramentas certas pode ser um pouco complicado, então, para escolher as certas, sem gastar tempo desnecessariamente com plataformas diversas, contar com a ajuda de uma equipe especializada para conduzir a implementação desses processos, pode ser uma mão na roda. 


O mercado está sempre se atualizando e a sua empresa deve estar preparada para as mudanças que estão sempre surgindo. A transformação digital já é essencial para empresas que querem estar à frente do mercado. Para ser uma empresa classificada como future ready, investir em automação de processos digitais é essencial. 


Para fortalecer esse lado da sua empresa e saber quais as ferramentas que você pode inserir em sua empresa,  acesse nosso portal e caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site ou WhatsApp.

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5314 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?