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Empresas com alma

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Empresas com alma
Criado em 17 MAI. 2021
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Não precisamos de muito para conhecer uma empresa. Suas planilhas, capital, lucro, planejamento não os únicos dados importantes sobre a organização. Ao conversar com seus trabalhadores será possível sentir se todos sentem-se integrados a alma e ao legado deste empreendimento que possui a missão de compartilhar recursos e sustentar vidas.

Quem tem uma missão destas, precisa de alma. 

Nem todos possuem a exata consciência de como o trabalho interage com a nossa vida, escolhas e felicidade. Afinal, é neste ambiente que passamos a maior parte do nosso tempo. Não existe nada de frio nesta relação, pois quem consegue perceber que trata-se também de uma relação de afeto e missão é um forte candidato ao sucesso e ao bem-estar.

Empresas são movidas por atenção e amor e a cada dia mais, as pessoas querem saber ao que pertencem e qual é o seu papel dentro de uma organização. Uma empresa se torna uma espécie de segunda casa. Nesta casa existem histórias, lugares, competências e pertencimentos. 

Conhecer as leis que atuam muitas vezes de forma inconsciente no ambiente organizacional e aplica-las com respeito, torna o ambiente empresarial mais susceptível ao sucesso, trazendo bem estar entre colaboradores, trazendo diminuição de rotatividade e também aumento de produtividade. Quem realmente pertence, não deixará seu posto tão facilmente sem que tente antes todas as alternativas para que sua missão seja cumprida com sucesso. 

Três leis Sistêmicas que regem às empresas: 

Pertencimento - Todos gostamos de sentir que pertencemos a algo maior, enquanto trabalhadores não somos diferentes, o ideal é que esse sentimento de pertencimento seja tão claro, que ao imaginar o corpo dessa organização, possamos saber o exato local em que nos encaixamos para que essa importante engrenagem gire e produza algo grande e valoroso.

Mostrar a eles com clareza qual a razão de seu trabalho, quais são suas responsabilidades e limites, da segurança e senso de pertencimento. Nesse entendimento, considerar que os limites e responsabilidades deixa o colaborador com uma certa liberdade de trabalhar dentro destes parâmetros.

Estalei traz também limites, como quando por exemplo um colaborador traz problemas para a empresa, está pessoa precisa ser avisada e caso não mude sua atitude, deve então deixar de fazer parte da empresa pois vai contra ela. Um organismo não pode combater entre sim, mas todas ás forças precisam convergir para que o horizonte possa ser sempre o norte. 

Hierarquia -  Uma palavra que precisa ser em sua essência. Existe dentro de uma empresa ou organização uma hierarquia que deve ser obedecida, ela mostra onde cada um deve buscar auxílio quando necessário, quem cuida de qual área e quem é responsável pelo que. Está hierarquia é estabelecida por competência em determinados cargos. Tudo que se desordenar neste sentido, traz consequências para o processo. 

Existe também uma hierarquia que trabalha em conjunto com esta da competência, é a hierarquia por tempo de trabalho. Os mais antigos devem ser ouvidos, pois trazem uma experiência de tempo. Quando são respeitados por quem entra depois em uma empresa, mesmo que está pessoa entre em um cargo superior, estes se tornarão aliados para que o fluxo da empresa ou organização flua da melhor maneira, tendo como objetivo final de todos, entender e atender à necessidade dos clientes. 

Uma empresa sem clientes não existe, e sem empresa não há trabalho e sem trabalho não se precisará de trabalhadores, logo, o cliente vem em primeiro lugar. Isso não é clichê, trata-se da ordem natural e sustentável do processo. Uma questão interessante a se observar aqui também, é que em momentos de escassez de produto, os clientes antigos devem ter prioridade de compra antes dos clientes mais novos, sendo que não haja ônus a empresa.

Está ação mostra respeito a história da empresa e a quem a mantém em funcionamento. Suprir aquele que sempre supriu é uma das maneiras mais diretas e justas de honrar suas bases e legado. 

Equilíbrio de troca  Uma troca que pode ser justa, equilibrada e cheia de esperança. Aqui o colaborador entrega um serviço e recebe algo em troca. Quando todos ganham com o que a empresa fatura, o sistema se retroalimenta de forma justa e organizada, todos ficam felizes e fazem cada um a sua parte com alegria. Aqui entram as opções de cargos e salários, reconhecimento pelo tempo de empresa e serviços prestados, distribuição de lucros, essa é a parte que sustem a harmonia, que fortalece a esperança.

Os novos desafios do mundo do trabalho exigem um novo líder que terá muito mais sucesso e eficiência se conhecer e aplicar estas três leis. O resultado virá através de um ambiente organizacional mais eficiente e menos desafios entre os colaborados que saberão do que fazem parte, quais são suas responsabilidades e limites. 

Outra caminho importante que se evidencia é; a quem devem recorrer em momentos de desafio, sem sobrecarregar o líder com questões que podem através de uma hierarquia bem estruturada mostrar quem é o responsável por resolver tal desafio naquele momento. 

Estas três leis podem aplicar-se a inúmeras outras áreas e provocar excelentes revoluções nas empresas e instituições. Esse texto é uma pequena exemplo de que o sucesso e o fracasso das lideranças e das empresas é um processo de construção. 

Novos desafios pedem novas soluções e elas chegam através do conhecimento. 

Sua empresa têm alma e conectar ela com o sucesso é uma decisão. 
 

Fabiana Zielasko.

 

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Fabiana Zielasko
Consteladora, hipnoterapeuta e palestrante. Idealizadora do curso A Arte de Viver Bem.favorite_outline Seguir Perfil
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