Segundo uma renomada organização de consultoria, as curvas das crises ocorrem nas formas de 3 letras: V, U ou L.
Vamos avaliar qual foi ou está sendo a sua?
Retomada em formato V
Neste caso a retomada dos negócios acontece de maneira agressiva e rapidamente, algo como uma rajada de vento que vem e passa rapidamente.
Esse resultado é obtido por empreendedores que sabem ser velozes para identificar situações desfavoráveis e também sabem rapidamente encontrar novos caminhos, muitas vezes reinventando o que faz.
A vantagem desse perfil de empreendedor é que uma crise passa quase que de maneira imperceptível.
Parabéns se você está enquadrado nesse grupo.
Retomada em formato U
Aqui a retomada acontece de maneira mais lenta... é quando o empresário leva mais tempo para reconhecer que exista uma crise e ainda assim, demora para se reinventar e retomar o nível pré-crise.
Esse resultado é obtido por empreendedores que esperam para ver o que vai acontecer, depois, ainda esperam por mudanças de outros para depois começar a se mexer.
A vantagem nesse caso é pequena, porque, a retomada acontece de maneira lenta, e que, ao demandar um determinado tempo, os prejuízos vão se acumulando e tornam-se penosos para recuperar ou talvez não mais possam ser recuperados.
Por outro lado, ainda bem que se conseguiu a retomada!
Retomada em formato L
Aqui vem a pior situação, ela acontece quando o empreendedor mesmo percebendo que a crise afetou seu negócio, não toma atitude para se reinventar, não retoma seu nível pré-crise e só tende a sucumbir.
Este resultado acontece com aqueles empreendedores que 'esperam que a coisa melhore'!
Esta é a pior situação, que, segundo projeções do Sebrae, mais de 50% das empresas brasileiras deverão fazer parte desta estatística.
Talvez ainda haja tempo para o seu negócio, não fique parado, respire fundo e se reinvente!
Acredite, você é capaz!