E nada de se apavorar, achando que é algo complicado, pois o post contém um VÍDEO autoexplicativo e aqui um TUTORIAL, Ok?!
Antes de tudo, vamos entender do assunto que iremos abordar neste post.
O que é SICAF e para que serve ?
O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), um cadastro único, prévio e parcial, é a ferramenta fundamental para que você consiga prestar um serviço ou vender algo para o Poder Público. Uma vez cadastrado, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais.
Assim que o Governo abre sua solicitação de contratação de um produto ou serviço - seja pregão ou as demais modalidades de licitação - o lugar onde serão procuradas as empresas, será nesta lista de cadastramento, onde se faz a consulta via Internet para saber se sua empresa estará com sua situação regularizada no SICAF.
Esse processo de contratação já é premeditado na virada de cada ano, onde o Governo realiza o levantamento de orçamentos, despesas e investimentos do próximo ano vigente e a partir disso é determinado o valor para se alocar em cada setor a ser investido, seja saúde, educação, segurança, construção civil e entre tantos outros.
- O cadastro SICAF - é virtual, online, não é um cartão de cadastro!
A ferramenta passou a ser 100% digital!
Desde o dia 25/06/2020
Os fornecedores foram dispensados de apresentar documentos presencialmente e as unidades cadastradoras deixaram de existir. A participação nas compras governamentais foi facilitada e o cadastramento e atualização dos dados passou a ser feita pelo próprio fornecedor, com certificado digital, diretamente na plataforma do SICAF.
E neste caso, é necessário se adequar às mudanças!
Aqui estão os 3 Três passos para fazer parte do SICAF Digital.
1 . Passo: Certificado Digital
O acesso ao SICAF é realizado pelo Portal Brasil Cidadão. É necessário certificado digital, padrão ICP-Brasil, e-CPF (pessoa física), preferencialmente A3 (devido ao maior nível de segurança, já que o certificado é gerado e armazenado em hardware criptográfico). Clique aqui para seguir os passos de emissão do seu certificado digital.
2. Passo: Cadastro no Brasil Cidadão
Com apenas um cadastro, o cidadão poderá ter acesso ao SICAF e aos diversos serviços públicos digitais, sem precisar se deslocar, permanecer em filas, imprimir ou autenticar documentos.
3. Passo: Credenciamento
O Credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF que permite a participação dos interessados no Pregão, Cotação e RDC - Regime Diferenciado de Contratações - eletrônicos.
Importante:
Se sua empresa não estiver cadastrada, não possuir SICAF, as chances são zero de ter o Governo como seu cliente.
Mantenha SEMPRE seu cadastro atualizado.
As oportunidades de negócio não param de chegar, por isso não perca tempo, queremos ver o crescimento contínuo da sua empresa!
Assista ao vídeo, onde contém o passo completo do cadastro ao SICAF.
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