Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Empresário, quer começar a licitar? Vamos ao primeiro passo - Cadastro SICAF.

avatar JESSICA ALEXANDRE
Jessica Alexandrefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empresário, quer começar a licitar? Vamos ao primeiro passo - Cadastro SICAF.
Criado em 07 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase


E nada de se apavorar, achando que é algo complicado, pois o post contém um VÍDEO autoexplicativo e aqui um TUTORIAL, Ok?!  

Good Job GIF - AceVentura JimCarrey ThumbsUp GIFs

                   Antes de tudo, vamos entender do assunto que iremos abordar neste post.



O que é SICAF e para que serve ?

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), um cadastro único, prévio e parcial, é a ferramenta fundamental para que você consiga prestar um serviço ou vender algo para o Poder Público. Uma vez cadastrado, o fornecedor estará cadastrado perante qualquer órgão/entidade que utiliza o SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais.

Assim que o Governo abre sua solicitação de contratação de um produto ou serviço - seja pregão ou as demais modalidades de licitação - o lugar onde serão procuradas as empresas, será nesta lista de cadastramento, onde se faz a consulta via Internet para saber se sua empresa estará com sua situação regularizada no SICAF.

Esse processo de contratação já é premeditado na virada de cada ano, onde o Governo realiza o levantamento de orçamentos, despesas e investimentos do próximo ano vigente e a partir disso é determinado o valor para se alocar em cada setor a ser investido, seja saúde, educação, segurança, construção civil e entre tantos outros.


  •   O cadastro SICAF - é virtual, online, não é um cartão de cadastro!

A ferramenta passou a ser 100% digital!

Desde o dia 25/06/2020

Os fornecedores foram dispensados de apresentar documentos presencialmente e as unidades cadastradoras deixaram de existir. A participação nas compras governamentais foi facilitada e o cadastramento e atualização dos dados passou a ser feita pelo próprio fornecedor, com certificado digital, diretamente na plataforma do SICAF.

E neste caso, é necessário se adequar às mudanças!

                            Aqui estão os 3 Três passos para fazer parte do SICAF Digital.

 1 . Passo: Certificado Digital 

O acesso ao SICAF é realizado pelo Portal Brasil Cidadão. É necessário certificado digital, padrão ICP-Brasil, e-CPF (pessoa física), preferencialmente A3 (devido ao maior nível de segurança, já que o certificado é gerado e armazenado em hardware criptográfico). Clique aqui para seguir os passos de emissão do seu certificado digital.

2. Passo: Cadastro no Brasil Cidadão

Com apenas um cadastro, o cidadão poderá ter acesso ao SICAF e aos diversos serviços públicos digitais, sem precisar se deslocar, permanecer em filas, imprimir ou autenticar documentos. 

3. Passo: Credenciamento

O Credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF que permite a participação dos interessados no Pregão, Cotação e RDC - Regime Diferenciado de Contratações - eletrônicos.


  Importante:

Se sua empresa não estiver cadastrada, não possuir SICAF, as chances são zero de ter o Governo como seu cliente.


Mantenha SEMPRE seu cadastro atualizado. 

As oportunidades de negócio não param de chegar, por isso não perca tempo, queremos ver o crescimento contínuo da sua empresa!     Money Cash GIF - Money Cash MakeItRain GIFs

Assista ao vídeo, onde contém o passo completo do cadastro ao SICAF. 

Restou dúvidas? Quer dividir uma experiência?

Faça sua pergunta no campo dos comentários, deixe seu registro! 

 

Ah, e claro! curta os nossos textos. É uma forma de eu saber, se você está gostando dos conteúdos.

No grupo do Telegram, você pode receber notificações das novidades sobre o assunto.

Clique aqui e me siga!

                                     Um forte abraço!

                                                 Jéssica Alexandre - Meu perfil 

 

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

 

avatar JESSICA ALEXANDRE
Jessica Alexandre
Estudante de Administração .Colaboradora no SEBRAE PR. Atuo na Unidade de Ambiente e Negócios.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 817 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?