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Não ignore a função de "Atendimento" no seu negócio, você pode perder clientes!

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Não ignore a função de "Atendimento" no seu negócio, você pode perder clientes!
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Criado em 18 ABR. 2024
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💡 Certa vez fui contactada por uma empresária dona de uma franquia renomada, solicitando um orçamento para contratar uma vaga de ATENDIMENTO AO CLIENTE. Então, enviei uma mensagem solicitando a oportunidade de falar com ela pelo menos 10 minutos, para conhecê-la e entender sobre seu negócio e assim nos apresentar também.

🎯 Para minha surpresa, a empresária respondeu que não teria tempo para essa reunião e que poderíamos enviar um áudio mesmo. Nosso trabalho é personalizado, seja de recrutamento ou treinamentos, não atuamos com pacotes e preços tabelados. Mas, não me delonguei e resolvi mandar um áudio na certeza da resposta que viria, e assim aconteceu, ela me respondeu dizendo:


📌 “Nilda, entendi perfeitamente seu trabalho, valorizo e reconheço, mas a vaga que tenho é para Atendimento ao Cliente, é uma vaga “simplesinha”, portanto, eu só queria mesmo uma indicação, já que esta vaga é muito rotativa na nossa empresa, ok”. Eu não estendi a conversa e respondi somente ok.


Ouvir um empresário seja de qual ramo for dizendo que, a função de ATENDIMENTO AO CLIENTE é uma função "simplesinha" me corta o coração, já que umas das principais atividades da nossa empresa é treinar e desenvolver profissionais da área de Atendimento e Equipes Comerciais. Este tipo de pensamento está longe da verdade, pois o atendimento ao cliente é uma arte complexa que requer habilidades e técnicas específicas para ser verdadeiramente dominada.

Para dominar essa arte, aqui estão algumas dicas fundamentais:

1.   Empatia e Compreensão: Coloque-se no lugar do cliente e busque compreender suas necessidades e preocupações. Demonstrar empatia cria uma conexão poderosa e fortalece o relacionamento.

2.   Comunicação Efetiva: Desenvolva habilidades de comunicação claras e assertivas. Seja gentil, paciente e esteja sempre disposto a ouvir atentamente o cliente.

3.   Conhecimento do Produto/Serviço: Esteja bem informado sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Quanto mais você conhece, mais confiança transmite aos clientes e mais eficaz é sua assistência.

4.   Resolução de Problemas: Desenvolva técnicas para resolver problemas de forma rápida e eficiente. Esteja preparado para lidar com situações desafiadoras e encontrar soluções que deixem os clientes satisfeitos.

5.   Flexibilidade e Adaptabilidade: Cada cliente é único, e suas necessidades podem variar. Esteja pronto para se adaptar a diferentes situações e oferecer soluções personalizadas.

Lembre-se, o atendimento ao cliente é muito mais do que apenas uma função "simplesinha". É uma oportunidade de criar experiências positivas que deixam uma marca duradoura nos clientes e impulsionam o sucesso do negócio. Ao dominar essa arte, você se torna não apenas um excelente profissional, mas também um verdadeiro embaixador da empresa.

É você, o que acha da função de Atendimento ao Cliente?

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Nilda Ferreira Couto
Meu nome é Nilda Couto tenho 46 anos, casada, mãe de Brunna coutto de 9 anos! Sou apaixonada em Gestão de Pessoas tenho 16 anos de experiência na área, formada em Adm/RH, Pós em Doc~encia do Ensino Superior; Coach pelo Instituto Holos; Pratitioner em PNL pelo Instituto Elos; Curso de Extensão em Consultoria de RH; Analista Disc pela IBC : ; Master em Analise Disc pelo ILG entre outras formações voltada para DHO. Atuo como consultora de RH autônoma, atendendo empresas a nível Brasil de forma remota; Especialista em Recrutamento e Seleção por competência; Palestrante; Treinadora comportamental com foco em Liderança e Equipes comerciais, Mentora de carreira e estrategista de linkedin para empreendedores e empresários! Empresa Credenciada pelo SEBRAE/PP Durante minha carreira com CLT, atuei em grandes empresas como Grupo Canopus e SENAI/MT. Hoje empreendo como Consultora de gestão de pessoas, trazendo um conceito de RH humanizado, personalizado, fornecendo para nossos clientes ferramentas e subsidios que os ajudem na redução do turnover, falta de engajamento da equipe, lideranças; conflitos e falta de resultados. Contar com uma visão profissional e imparcial do seu negócio, é uma das maiores vantagens que você terá em contratar nossa consultoria favorite_outline Seguir Perfil
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