Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Empresário & Colaboradores

avatar SOLANGE REGINA BECKER LESNIOWSKI
Solange Regina Becker Lesniowskifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empresário & Colaboradores
Criado em 20 ABR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Durante esses 25 anos recebendo currículos, recrutando e aprimorando habilidades eu percebo cada vez mais que o papel do empreendedor, do líder e gestor é muito maior do que enviar a carteira de trabalho para o RH, ou para a contabilidade.


Além de treinar para os processos operacionais que tal cargo exige, começa também um processo educacional dentro da sua organização. Eu poderia ficar aqui mais uma vida falando só disso, mas vamos lá, respira, serão só 5 minutos:

 

Em cada currículo, em cada entrevista é preciso aprender a ler além das palavras e gestos. É importante compreender aspectos sociais daquele indivíduo sim! Mas não é colocá-lo numa situação de vítima porque se ele já se sente assim e você ficar de certa forma acocando, sinto dizer para as duas partes: ninguém estará ajudando ninguém. O gestor não estará ajudando e orientando seu colaborador dessa forma. Ele vai entrar e sair da sua empresa igual ou pior do que ele era antes, profissionalmente falando.


Se você é empresário e quer resultados melhores para sua empresa, cuide de seus colaboradores, mas cuide com verdade! 


Essas pessoas chegam até nós muitas vezes sendo o seu 1º emprego, sem experiências, sem referências, outras erraram em outros lugares, outras estão pulando de galho em galho porque até agora não descobriram o que e como fazer e, sem direção, elas continuarão seu caminho profissional assim. 


De repente você tem um super talento na sua empresa mas se você não entende de pessoas como é que você vai descobrir e aprimorar o potencial delas?


Quando um profissional chega na empresa ele traz consigo suas vivências, as suas histórias. O gestor não precisa saber da vida pessoal de cada um, eu nunca fiz isso. Mas se esse gestor entender que cada pessoa é única e que cada um tem suas particularidades, ele poderá encontrar potencialidades nessas pessoas que nem elas sabem que tem e, desenvolver essas habilidades torna-se um processo fascinante!


O trabalho aqui não é afetar o empresário e tão pouco o colaborador. Sou propensa a tantas fraquezas quanto vocês mas se somos bons detectadores de problemas que sejamos bons também construtores de soluções.


O fardo do empresário não é fácil, o fardo do colaborador também não é. Como então tornar esse processo melhor?


1º Ter entendimento da importância de ambos. Um não vive sem o outro;

2º Aceitar que precisam melhorar juntos alinhando interesses e objetivos;

3º Saber como melhorar.


Para o empresário e gestor, o recurso é estudar sobre gestão de pessoas. Se aprofunde nisso. Para o empregado, é estudar e melhorar suas qualificações. Mas como?

Tenha critérios claros e rigorosos para eleger lideranças. Talvez não seja o seu melhor amigo ou o seu melhor vendedor que devam assumir a função de líder. Cuidado com isso.


Somente com orientações de uma liderança servidora e colaborativa é possível desenvolver profissionais incríveis. Esse líder tem que ter claro com a luz do sol o seu verdadeiro papel dentro da organização junto à equipe. Uma liderança que saiba enxergar o que o outro tem de melhor e que aprimore habilidades de seus liderados. Quando um líder se atenta e trabalha para formar profissionais mais seguros, que saibam reconhecer suas habilidades, e que vão além dele, o sucesso dentro da organização acontece.

 

Temos muitos desempregados no país e temos muitas oportunidades de emprego. Ouço de amigos empresários: "Ninguém quer trabalhar" ; "Já entrevistei dezenas de pessoas e não consigo encontrar ninguém qualificado para essa vaga."


Seria ótimo encontrarmos a pessoa certa para cada vaga não é mesmo?! A pessoa "certa", a pessoa "pronta". Muitas vezes cansada de recrutar, treinar e administrar o meu negócio, eu também pensava dessa forma. Mas a realidade é diferente e exige de nós postura e encaminhamentos solucionadores. Ficar reclamando em roda de conversa sobre o quão difícil é empreender e treinar pessoas, não prosperará nossos negócios.


Temos um geração nova no mercado e que, sem dúvida, exige de nós uma nova maneira de liderar. Sua gestão tem se preparado para isso?


Solange Lesniowski

Pedagoga, Líder de Equipe e Empreendedora

 

avatar SOLANGE REGINA BECKER LESNIOWSKI
Solange Regina Becker Lesniowski
Formada em Pedagogia pela PUC - PR, comecei a liderar pessoas já no início da carreira. Depois de quase 10 anos atuando na Educação, pedi exoneração do cargo público para empreender. Abandonar um cargo onde eu era concursada não foi uma decisão fácil, a nova caminhada exigiu muita disciplina, persistência e coragem e fui percebendo de que era possível adaptar e desenvolver novos processos no treinamento e aprimoramento das habilidades dos profissionais dentro da empresa, usando uma ferramenta poderosíssima: a Educação. Ao longo de 25 anos trabalhando com Gestão de Pessoas, ganhei respeitosamente, o título de mentora pelos colaboradores e desde então, venho contribuindo com minha experiência e método, para que outros profissionais possam descobrir seus talentos e, aprendam como comunicar isso ao mercado de trabalho para assim se posicionarem com muito mais confiança. Sim, é possível!favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 763 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?