Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Empreender ou MORRER - Você decide!

avatar RICARDO MAJELA DOS SANTOS
Ricardo Majela Dos Santosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empreender ou MORRER - Você decide!
Criado em 28 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O relógio marcava exatamente 23:48 quando, por causa da insônia, resolvi verificar uma caixa de e-mail pouco acessada e estes foram alguns dos assuntos das 183 mensagens não lidas...

'Não vou suportar sequer +1 semana...'

'Minha família depende de mim! Não sei como eles vão ficar...'

'Não vejo saída, vou desistir!'

'Preciso de ajuda URGENTE ou não sobreviverei'

Fechei a tampa do notebook com força (para não dizer raiva) lá pela oitava mensagem quando  li '...ou você me ajuda ou meus filhos vão passar fome...'

Voltei pra cama e tive uma das noites mais produtivas da minha vida! 

Apenas 6 dias após a decretação do primeiro lockdown no Brasil e estas mensagens já mostravam que não apenas pessoas morreriam, mas também milhares de pequenas empresas.

Foi nesta noite que surgiu a ideia do Movimento #SOSMPEBRASIL que tinha data de início e término, mas um início que não podia esperar nem mais 1 dia.

Seis meses em imersão para 'salvar a vida' de centenas de empreendedores que estavam com suas empresas na UTI até que o primeiro 'moribundo' abriu seu coração e fiquei chocado com sua declaração!

Sua declaração se repetiu com diferentes palavras e em diferentes vozes por muitos outros empreendedores que também estavam prestes a perder tudo que construíram em anos de dedicação aos negócios.

O que me chocou foi perceber que, mesmo sendo empresários, haviam se esquecido (muitos sequer sabiam) do empreendimento mais importante da vida deles!

Você sabe qual é o empreendimento mais importante da sua vida? 

É VOCÊ!


Foi na falta de brilho em seus olhos que entendi que eles estavam morrendo muito antes de seus negócios.

Assustadoramente, construíram um negócio que seguia na direção oposta a que eles desejavam para suas vidas!?

EMPREENDER ou MORRER é uma maneira simplista de resumir em 2 palavras a seguinte reflexão que fui levado a fazer neste período do projeto:

Não importa se você é ou não empreendedor, se quer ou não ter um negócio próprio... Existe uma forma de empreender que podemos dizer ser obrigatória para todos, por se tratar do empreendimento mais importante da vida de qualquer indivíduo. É tão relevante para sua vida este tipo de empreendedorismo que você pode estar correndo 'risco de morte' se ainda não tem consciência disso.

Caso queira se aprofundar neste assunto, recomendo que assista ao vídeo deste artigo, pois lhe ajudará a descobrir se você faz parte do grupo que ainda não assumiu a gestão do empreendimento mais importante da sua vida! 

ObsO vídeo foi uma espécie de desabafo e publicado direto do meu celular, sem qualquer corte ou produção e uma linguagem totalmente informal. São 36 minutos de vídeo 'com emoção'.

Dica: Dá para assistir tranquilo em velocidade 1.5x.

Deixe a sua opinião aqui nos comentários.

avatar RICARDO MAJELA DOS SANTOS
Ricardo Majela Dos Santos
Graduado em Administrao de Empresas e com MBA em e-business pela FGV. Empresrio, Investidor-Anjo e Mentor de negcios do programa Inovativa Brasil (Governo Federal + SEBRAE) e no Programa Corredores Digitais da Secretaria da Cincia, Tecnologia.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7379 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?