Empreender na terceira idade tem grandes motivos e benefícios: Menos medo dos riscos e apostar na realização pessoal ao abrir negócio.
Quando se esta na terceira idade, em alguns momentos é necessário lidar com os obstáculos do etarismo: descriminação ou preconceito pela idade, da qualificação e da inclusão no mundo digita, por esses e outros motivos surge como grande oportunidade empreender, trabalhar no que se gosta ou em um sonho que ficou adormecido por anos.
E para quem está pensando em empreender, temos algumas dicas para iniciar um negócio, (mas vale para qualquer idade rs):
Invista em capacitação: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.
Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.
Seja dedicado: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.
Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável.
Tenha um mindset de crescimento, romper com aquela mentalidade fixa:
Para um que diz:
O mindset de crescimento diz: eu vou dar conta. É esse o grande desafio. Acreditar. Saber, saber fazer e querer fazer.
E como anda o mercado para terceira idade?
A chamada economia prateada só aumenta. Segundo o Oxford Economics, a silver economy é a soma de todas as atividades econômicas associadas às pessoas com mais de 50 anos. E os números são inquestionáveis e comprovam tanto o acelerado crescimento numérico como o enorme potencial qualitativo dessa faixa etária: até 2025, o mundo terá mais de 2 bilhões de pessoas acima de 60 anos, 25% da população total.
Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, empreender está no top 3 dos principais sonhos dos brasileiros. E, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, 49% dos 53 milhões de empreendedores no Brasil têm mais de 50 anos.
Eaí, bora realizar nossos sonhos?!
"O sucesso é a soma de todos aqueles pequenos esforços diários."
Robert Collier
Fontes:
Academia Assai Bons Negócios
Sebrae NA
Oxford Economics
Sou60
Jornal Digital Estadão