Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Empreender na terceira idade: Menos medo dos riscos e Mais Realização Pessoal

avatar IZADORA OLIVEIRA BARTELI CALCADA
Izadora Oliveira Barteli Calcadafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Empreender na terceira idade: Menos medo dos riscos e Mais Realização Pessoal
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 30 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Empreender na terceira idade tem grandes motivos e benefícios: Menos medo dos riscos e apostar na realização pessoal ao abrir negócio. 

Quando se esta na terceira idade, em alguns momentos é necessário lidar com os obstáculos do etarismo: descriminação ou preconceito pela idade, da qualificação e da inclusão no mundo digita, por esses e outros motivos surge como grande oportunidade empreender, trabalhar  no que se gosta ou em um sonho que ficou adormecido por anos.

E para quem está pensando em empreender, temos algumas dicas para iniciar um negócio, (mas vale para qualquer idade rs):

Invista em capacitação: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.

Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.

Seja dedicado: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.

Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável.

Tenha um mindset de crescimento, romper com aquela mentalidade fixa:

  • Eu não posso;
  • Eu não consigo;
  • Eu não dou conta.

Para um que diz: 

  • Eu vou;
  • Eu dou conta
  • Eu vou vencer. 

O mindset de crescimento diz: eu vou dar conta. É esse o grande desafio. Acreditar. Saber, saber fazer e querer fazer.


E como anda o mercado para terceira idade?

A chamada economia prateada só aumenta. Segundo o Oxford Economics, a silver economy é a soma de todas as atividades econômicas associadas às pessoas com mais de 50 anos. E os números são inquestionáveis e comprovam tanto o acelerado crescimento numérico como o enorme potencial qualitativo dessa faixa etária: até 2025, o mundo terá mais de 2 bilhões de pessoas acima de 60 anos, 25% da população total.

Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, empreender está no top 3 dos principais sonhos dos brasileiros. E, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, 49% dos 53 milhões de empreendedores no Brasil têm mais de 50 anos.


Eaí, bora realizar nossos sonhos?!

"O sucesso é a soma de todos aqueles pequenos esforços diários."

Robert Collier

 


Fontes: 

Academia Assai Bons Negócios 

Sebrae NA 

 Oxford Economics

Sou60

Jornal Digital Estadão 

 

 

avatar IZADORA OLIVEIRA BARTELI CALCADA
Izadora Oliveira Barteli Calcada
Atendente SEBRAE/PR. Apaixonada pelo Empreendedorismo. "Ser um empreendedor é executar sonhos, mesmo que haja riscos. ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória." Augusto Curyfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5311 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?