Mesmo diante de tantas dificuldades impostas pela crise do coronavírus, o Brasil registrou um número recorde de empreendedores. Sabemos que não existe fórmula mágica para o sucesso, mas podemos nos espelhar em lições de quem está tendo resultados, para aplicar nas nossas empresas também.
1 Ter dinheiro em caixa para as urgências
A vida de empreendedor não é fácil, principalmente para quem está começando agora. Pode parecer estranho falar sobre ter dinheiro em caixa quando a gente sabe que a realidade das pequenas empresas é ter apenas o suficiente para equilibrar as contas (pelo menos nos primeiros meses do negócio).
Porém, é importante manter um fluxo de caixa organizado, desta forma você poderá se programar para economizar quando a situação assim o permitir. Não tenha em mente um valor muito alto para guardar mensalmente, lembre-se que pequenas quantias fazem toda a diferença a longo prazo.
2 Faça planos de longo e de curto prazo
Uma coisa que aprendemos em 2020 é que tudo pode mudar muito rapidamente, portanto é hora de rever a forma como você projeta os seus negócios. Isso não quer dizer que você não deva fazer planejamentos a longo prazo. Aliás, saber onde quer chegar, e como se planejar para chegar até lá, jamais deve ser algo a ser descartado.
Mas, se a pandemia nos ensinou algo, essa lição foi: aposte também em planos a curto prazo.
Você pode, por exemplo, começar a se planejar em diversos cenários, ao invés de apenas usar apenas os tradicionais planos anuais ou semestrais.
Criar estratégias trimestrais ou até mesmo mensais, às vezes, pode simplificar a dinâmica de metas, resultados e avaliações. Dessa forma, você consegue identificar mais rápido o que funciona e o que pode melhorar. Seja ágil ao tomar decisões.
3 Invista em inovação
Apesar de se falar tanto em transformação digital, o Sebrae identificou que 43% dos negócios ainda fazem a gestão financeira em uma folha de papel ou caderno.
Inovar, é fazer algo de forma mais otimizada!
4 Cuide da experiência do cliente
O cliente deve estar no topo das suas prioridades, por isso você deve se perguntar sempre se está atendendo todas as suas expectativas, desde o produto/serviço que você oferece, passando pelo atendimento, venda e pós venda.
Você pode se apoiar em três componentes para implementar uma transformação bem-sucedida na experiência do cliente: propósito, transformação do negócio e viabilização da transformação.
Por fim, coragem é a palavra-chave para qualquer negócio de sucesso.
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