Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Empreender é sempre uma jornada

avatar ADRIANA SCHIAVON GONCALVES
Adriana Schiavon Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Empreender é sempre uma jornada
Criado em 23 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

São muitas as pessoas que estão querendo abrir um negócio, principalmente nessa época de pandemia, com muitos desempregados e algumas oportunidades surgindo.

Mas por onde começar? O que é preciso fazer? Como saber se minha ideia vai dar certo? Quanto é preciso investir?

São tantas perguntas!!! Mas a boa notícia é que, existe resposta para pelo menos, a maioria delas. E se você deseja saber como começar a percorrer essa jornada, confira as dicas que preparei para você:

1. Descubra seu propósito

Se você pensa em abrir o seu negócio, saiba que é muito importante que a sua ideia esteja de acordo com o seu estilo de vida, os seus valores e seu propósito. Já imaginou alguém que seja vegetariano, ou vegetariana, abrindo um açougue? Por mais que pareça lucrativo, a longo prazo, não vai dar certo!

2. Avalie a sua ideia

Você tem uma ideia. Mas como saber se ela é boa mesmo? Ou se você ainda não tem uma ideia, como ter uma daquelas realmente boas? Deixe sua criatividade entrar em cena e avalie todas as possibilidades que surgirem.

3. Conheça os primeiros passos

Você já tem sabe qual é o seu propósito e qual é a sua ideia. Agora é a parte mão na massa. Já pensou em pesquisar o mercado, seus concorrentes e outros detalhes necessários para começar? Essa é a hora.

4. Ofereça algo que seja útil e relevante

Agora, uma pausa para um momento de reflexão. Vamos voltar um pouco naquele assunto que já falamos no segundo item, sobre a sua ideia. Dentro do que você pensou avalie: será que seus produtos e/ou serviço vão resolver o problema dos seus clientes? Ou ainda o que você vai fazer de diferente que não existe ainda no mercado? Por que o cliente vai comprar de você e não do seu concorrente? Tenha todas essas respostas antes de continuar.

5. Teste antes

Que tal fazer alguns testes antes de começar? Teste seus produtos e serviços com potenciais clientes, veja o que há para melhorar. Assim, você vai economizar muito dinheiro!

6. Saiba sobre a importância da venda

Vender os seus produtos é fundamental para a continuidade e manutenção do seu negócio. Por quais canais você vai vender? Quanto vai custar? Qual será o seu lucro?

7. Nunca deixe a gestão de lado

Já comece a pensar na gestão do seu negócio. Você vai ter um sócio? Algum funcionário? Como vai atender? E as finanças, como vão funcionar? Planeje antes de começar, mesmo que muita mudança aconteça depois.

8. Avalie as possibilidades de formalização

Depois das etapas acima, chegou a hora de se formalizar. Sua empresa vai ser um MEI Microempreendedor Individual, ou uma Microempresa? Quais são os documentos necessários? Vai precisar de um contador, ou vai abrir por conta própria? Avalie as possibilidades e veja o que é melhor pra você!

Como você pode ver, são muitas as etapas na jornada de um empreendedor. E foi pensando nisso, que elaboramos um curso exclusivo: o Jornada Empreendedora, feito para você que precisa ou quer abrir um negócio. E o melhor de tudo, é que a sua participação é gratuita, basta se cadastrar e se logar, para fazer a inscrição.

O curso é formado por vídeos curtos e materiais complementares e é dividido em oito trilhas, relacionas com os tópicos acima:

Você pode seguir a sequência sugerida ou ainda escolher a trilha que você mais precisa fazer. No final, você ainda ganha um certificado. Quer saber ainda mais? Confira:

E aí? Gostou dessa dica? Não deixe de ser inscrever gratuitamente:

Obrigada e até mais

Adriana Schiavon 

avatar ADRIANA SCHIAVON GONCALVES
Adriana Schiavon Goncalves
Consultora - Sebrae/PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5322 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?