Veganismo é um estilo de vida escolhido por muitas pessoas. Com esse movimento, abriu-se um mercado com diversas possibilidades para empreender nesse setor, tendo o veganismo como causa. Neste artigo, iremos explicar o que é o empreendedorismo vegano, como ele vai além da alimentação e quais são as oportunidades de negócio para quem está começando ou quer aderir à causa. Na busca de uma vida mais sustentável, os produtos veganos são uma tendência que está cada dia mais em alta. Muitas empresas estão inovando em tecnologias que visam a reinvenção de produtos populares de origem animal. De acordo com pesquisas, 14% da população brasileira se declara vegetariana e grande parte destas pessoas são veganas. Além disso, 55% das pessoas consumiriam mais produtos veganos se existisse uma maior oferta destes itens no mercado. O respeito aos animais Como os adeptos desse estilo de vida costumam defender o direito dos animais e buscam uma vida mais sustentável, eles também evitam qualquer produto que tenha sido testado em animais. Essa postura já está se tornando uma tendência cada vez mais difundida no Brasil. Por isso, o empreendedorismo vegano tem se mostrado uma oportunidade promissora e despertado o interesse de muitas pessoas. Apesar das empresas desse mercado terem conquistado visibilidade, ainda existem poucas opções veganas que atendam essa parcela de consumidores. Existem vários espaços que podem ser preenchidos para que o público-alvo desse segmento tenha suas necessidades atendidas. É importante salientar que esse mercado não se resume somente à alimentação, mas também a produtos de beleza, artigos de limpeza, indústria de confecção etc. Mesmo com a crise econômica, a população brasileira está cada vez mais consciente de que o veganismo é uma opção que visa a qualidade para a saúde e bem-estar. Por isso, há um crescimento dessa tendência no país. Analisando o nicho de mercado Para você investir o seu tempo e capital no empreendedorismo vegano, é preciso fazer uma análise de mercado a fim de colocar sua ideia em prática. Além disso, é fundamental você pesquisar o público-alvo para saber quais locais ele frequenta. Quando o assunto é mercado de nicho, a localização é um dos pontos decisivos do negócio. Saber se a região escolhida ou seus arredores possuem veganos é essencial, pois existem localidades que possuem vários empreendimentos veganos, mas com uma pequena parcela de consumidores. Outro fator importante é a sustentabilidade. Ela abre muitas possibilidades dentro do empreendedorismo vegano, como zero desperdício de lixo, cosméticos e maquiagens sem aditivos químicos e poluentes, kits ecológicos etc. Na hora de montar seu estabelecimento, é preciso que haja uma imersão na cultura vegana para deixar o seu negócio mais sustentável e preocupado com o planeta. Portanto, fique de olho na economia de água, energia e na reciclagem de materiais. Oferecer comodidades para o consumidor também é uma estratégia essencial para o seu negócio. Os serviços básicos de qualidade devem ser uma obrigação! Por isso, disponibilizar serviços de delivery e apresentar produtos novos por meio de promoções são formas de fidelizar o seu cliente, podendo-o tornar o porta-voz do seu produto. As ações de marketing devem ser direcionadas. Como a maioria do público é conectada, divulgar novas opções de produtos e serviços de acordo com essa filosofia de vida é primordial. Além disso, para atrair novos adeptos e atender os simpatizantes da causa é importante que o empreendedor vista a camisa desse estilo de vida mais saudável. Obtendo o selo vegano Para quem quer atuar nesse nicho de mercado e obter a certificação de seus produtos, é preciso submeter uma requisição à Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que faz uma análise da composição e do processo de fabricação dos produtos. Durante o processo, a SVB solicitará uma lista de documentos e informações necessárias à certificação. Após a aprovação e validação dos documentos, a instituição emitirá um contrato que deve ser assinado pelas partes interessadas. No contrato, constarão todas as exigências e compromissos afirmados pelo certificado a respeito da composição e do processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos cadastrados. A certificação é uma forma de assegurar que o produto não contém ingredientes de origem animal e que são cruelty-free. Mediante o pagamento de uma taxa, o selo vegano tem validade de 12 meses. Além disso, esse prazo pode ser renovado ao final do período por meio da atualização da documentação exigida. É importante deixar claro que o principal objetivo do selo é o fortalecimento dos ingredientes e produtos veganos em toda a cadeia de produção de alimentos, cosméticos, artigos de limpeza etc. Para vender os produtos veganos também é necessário obter licenças para operar e formalizar o seu empreendimento. Para isso, é importante verificar se o local escolhido para estabelecer sua empresa está em conformidade com as normas locais. Portanto, é fundamental consultar a prefeitura do seu município a fim de obter orientações para o início das atividades. O estilo de vida das pessoas está mudando e conquistar sua independência financeira e qualidade de vida por meio do empreendedorismo vegano é possível, uma vez que você desenvolva produtos e serviços que abracem uma causa maior! Gostou do artigo? Então comente abaixo se você consome produtos veganos e se daria alguma outra informação a respeito desse tema. 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