Realizar funções mecânicas e robóticas de uma forma eficaz e eficiente não é uma tarefa fácil para humanos, principalmente durante uma jornada inteira de trabalho. Não que sejamos incapazes. Mas tarefas como essas, quando realizadas por ferramentas especializadas, tendem a ser mais precisas e competentes, enquanto tarefas subjetivas são mais bem elaboradas e construídas pelo intelecto humano. Coloquemos essa premissa em cheque, depois de sete horas de trabalho, quem dispara e-mails e agenda postagens nas redes sociais de forma inequívoca: um software pré-programado ou um colaborador? Um colaborador aplicado e concentrado certamente fará seu trabalho da melhor forma possível. No entanto, nunca o fará de forma tão eficiente e eficaz quanto a ferramenta. Utilizar uma ferramenta adequada, seja ela um software ou outra tecnologia similar, é uma decisão madura para qualquer empresa e seu departamento de Marketing. É através dela que os processos de venda se tornam mais otimizados, tanto em relação ao tempo quanto em relação à eficiência da estratégia online. Não se trata apenas de um capricho administrativo, um penduricalho. Ações tecnológicas elaboradas pela equipe de Marketing e programadas para girar em ferramentas online contribuem para escalar seu negócio de uma forma digital. A Automação do Marketing potencializa todos os resultados e as estratégias. Voltemos ao exemplo dos disparos de e-mail. Sequenciar uma campanha em forma de e-mail ou criar um fluxo de Automação de Marketing, segundo as opções do seu cliente, pode ser uma tarefa árdua mesmo para uma equipe especializada. Mas, quando um software analisa por onde seu Lead navegou e de que forma ele engajou com determinada ação estratégica, a tarefa do departamento de Marketing se torna mais fácil e certeira. Não é necessário, portanto, deslocar uma parte da equipe para selecionar o Mailing e disparar para determinado Lead, uma vez que a Automação do Marketing otimiza a tarefa e economiza o tempo dos colaboradores. Gerar e nutrir Leads passa a ser uma missão conjunta entre a programação da ferramenta e o desempenho dela. Agendamento de postagens em redes sociais e atividades relacionadas aos Chatbots, entre outras ações, também podem ser administrados pela Automação do Marketing. O atendimento ao cliente, através de WhatsApp, Chatbots ou SMS, se torna uma mina de ouro para o Marketing, uma vez que é possível personalizar respostas e coletar dados a partir delas. Isso tudo sem convocar um contingente de colaboradores. Com certeza, a Automação do Marketing é uma estratégia eficiente para otimizar o tempo da empresa e alcançar os melhores resultados. FLAVIA VIANA