Ultimamente tenho assistido o programa Pesadelo na Cozinha e isso tem me gerado muitas reflexões sobre como o comportamento de um empreendedor impacta nas finanças pessoais e principais nas empresariais.
Se você ainda não assistiu esse programa, recomendo que assista o episódio abaixo e observe atentamente a postura dos empresários
A grande maioria dos empresários apresentados nesse programa possuem problemas financeiros, conflitos familiares e/ou com os funcionários.
Mas porque isso acontece? E o que isso tem a ver com finanças?
Bom... depois de assistir a vários episódios e observar com bastante calma, pude notar que esses empresários não assumem a responsabilidade pelo insucesso de seu negócio. Estão sempre colocando a culpa nos funcionários, no preço dos insumos, nas condições de trabalho ou na falta de dinheiro.
Porém, é nítido que o comportamento dos funcionários são apenas reflexos das atitudes impróprias e negativas dos proprietários.
O que vejo é um 'empurra-empurra' de tarefas, onde ninguém assume a responsabilidade e com isso a empresa fica mal financeiramente, porque as pessoas não conseguem entregar ao cliente um produto ou serviço de qualidade.
E como sabemos, cliente insatisfeito é sinal de empresa com problemas financeiros.
Obviamente que os problemas pessoais afetam no desempenho no trabalho. Mas se você é um empreendedor entenda TANTO O SUCESSO QUANTO O FRACASSO DO SEU NEGÓCIO SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE. SE AS COISAS VÃO BEM OU MAL VOCÊ É O CULPADO. Forte né!? Mas é a realidade.
Ninguém pode decidir mudar a estratégia do seu negócio ou tomar as decisões por você. É VOCÊ que precisa querer essa mudança e correr atrás.
Então tenho algumas dicas para você:
1.Pratique a autorresponsabilidade: Assuma a responsabilidade pelos erros e acertos dos seus funcionários, tome as rédeas da situação. Você verá como o compartamento da sua equipe mudará a partir dessa ação.
2.Seja exemplo: Não adianta você cobrar calma, bom atendimento, pontualidade e respeito de seus funcionários, se você não transmite isso a eles;
3.Lembre-se de cuidar das coisas básicas e simples: Comece melhorando o básico do dia a dia, por exemplo: limpeza do ambiente, atendimento, arrumação do local, depois busque oferecer coisas diferentes.
4.Inove: Com a enorme concorrência que as empresas enfrentam hoje, se diferenciar, ter uma novidade é questão de sobrevivência. Então, reflita sobre essas perguntas Por que uma pessoa seria cliente do meu negócio e não do concorrente? O que eu posso fazer diferente? Qual a minha vantagem competitiva? Posso entregar mais do que o esperado?
5.Cuide das pessoas: As pessoas são a alma do negócio, afinal, tudo é feito com pessoas para outras pessoas. Seja cordial, tenha empatia, saiba ouvir sugestões dos funcionários e de seus clientes.
Crie diálogos, mostre aos seus funcionários a importância do seu negócio e a importância de buscar melhorias. Só com uma equipe atuando em sinergia é possível ter sucesso.
E aí, me conta nos comentários se você já assistiu esse programa e se teve sacada também.