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Empreenda com soluções digitais

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Empreenda com soluções digitais
Criado em 26 JAN. 2023
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Com o mundo cada vez mais integrado com a internet, torna-se quase impossível pensar em uma empresa que não se preocupa com a transformação digital dos seus processos. Dos últimos dez anos para cá, não conseguimos mais imaginar a nossa vida e o nosso dia a dia sem internet, pois ela passou a fazer parte do nosso cotidiano.  

 

Na maioria das vezes, quando nos deparamos com algum problema de conexão, sentimos que estamos fora de órbita e até mesmo alienados do restante planeta. Ou seja, estamos vivendo totalmente dependentes dessa ferramenta. 

 

Acontece que a digitalização dos processos de uma empresa que já funcionava antes do digital pode ser um problema, pois exige um investimento inicial significativo e, também, o treinamento adequado da equipe para se adaptar à nova funcionalidade.  

 

Por isso, os microempreendedores que já iniciam sua jornada com um sistema tecnológico integrado conseguem otimizar seus processos mais rapidamente, saindo mais bem posicionadas no segmento de mercado em que atuam. Entenda a diferença entre MEI's que estão passando por uma transformação digital e aqueles que já nasceram com o DNA tecnológico, além de comparar quais os retornos que elas têm comparado a empresas que ainda não trabalham com um sistema digital. 

 

MEIS QUE PASSAM POR TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

 

Apesar de muitos negócios já estarem inseridos on-line, a transformação digital ainda é um desafio para muitos pequenos empreendedores. Porém, com o fortalecimento da internet como ponto de obtenção de informação e compras, postergar a presença digital é um grande risco para a continuidade dos negócios, pois o Brasil se tornou líder mundial no ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% em 2022, segundo levantamento da CupomVálido. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano entre 2022 e 2025.  

 

Por isso, algumas dicas para iniciar a transformação digital na sua empresa são: 

  • Criação de um site seguro (SSL): no meio digital, o site é como o cartão de visitas ou a vitrine da sua empresa. Nele, você precisa veicular as principais informações dos produtos e/ou serviços, contatos e histórias de sucesso. Além disso, para facilitar que um potencial cliente encontre seu negócio na internet, é importante adquirir um domínio próprio para dar credibilidade ao seu negócio e utilização o SSL (Secure Sockets Layer), com o intuito de garantir a sua segurança e a dos seus usuários. 
  • Loja virtual: atualmente, existem diversos softwares de e-commerce, como o Magento, que não cobra licenças ou taxas para a criação de um site de maneira rápida e personalizável; 
  • Solução de pagamento: com o aumento dos golpes e fraudes online, é importante prestar atenção na solução de pagamento que será contratada, buscando uma que ofereça taxas baixas nas transações entre empreendedor e cliente e que possua ferramentas de segurança, opções de recorrência e possibilite a criação de links de pagamento e PIX; 
  • E-mail: com um e-mail profissional, você consegue separar o que é da empresa e o que é pessoal, aumentando a credibilidade e a organização do seu negócio; 
  • Marketing de conteúdo: para construir sua marca, ganhar notoriedade e conseguir novos clientes, o marketing de conteúdo é essencial. Para isso, basta criar um blog ou rede social onde você poste conteúdo relevante para os seus possíveis consumidores, aumentando a confiança na sua empresa e permitindo que os algoritmos das plataformas de busca te achem mais facilmente. Se você é personal trainner, por exemplo, pode começar a criar conteúdo sobre dicas de treino, alimentação saudável, entre outros assuntos da área;  
  • Redes Sociais: cada uma com sua linguagem específica, é nas redes sociais que muitas empresas crescem ao expor seus produtos, reforçar a notoriedade da marca e estreitar laços com potenciais consumidores; 
  • Anúncios nas redes sociais: por mais que a maioria das plataformas sejam gratuitas, investimentos em anúncios podem te ajudar a entender o comportamento do consumidor e aumentar suas vendas. Para isso, é interessante contratar uma plataforma de gestão de redes sociais, que te permite visualizar o que funciona ou não com os seus posts com diversos relatórios, agendamento de posts e vídeos, entre outras funcionalidades. 

 

MEI'S QUE INICIAM SUA JORNADA A PARTIR DO DIGITAL 

 

 

 

Em comparação com os MEI's que passam por uma transformação digital, os pequenos empreendedores que já iniciam suas operações no sistema on-line economizam o que é mais precioso para os negócios: o tempo.  

 

Enquanto a transformação digital exige tempo para a organização e a estruturação de um plano de ação, mobilização da equipe para realizar um treinamento para utilizar as novas soluções tecnológicas e posterior acompanhamento dos resultados da implementação, o MEI digital já otimiza seus processos desde o início, o que lhes permite sair mais bem posicionadas no mercado em que atuam.  

 

De modo geral, os MEI's que já iniciam suas operações inserindo-as no ambiente digital e investindo em softwares para otimizar os processos de estoque, vendas e relacionamento com o cliente conseguem: 

  • Reduzir processos manuais; 
  • Aumentar a qualidade da entrega; 
  • Satisfazer e fidelizar o cliente; 
  • Vantagens competitivas 
  • Reduzir de custos; 
  • Mais segurança; 
  • Aumentar a produtividade 
  • Possibilidade de expansão; 
  • Melhorar o relacionamento e a comunicação com o cliente; 
  • Novas oportunidades para o negócio. 

 

MEI'S DIGITALIZADOS X EMPRESAS QUE AINDA NÃO TRABALHAM COM UM SISTEMA DIGITAL

 

 

 

Os MEI's digitalizados, Independente de estarem em processo de transformação ou de já terem nascido no digital, acumulam muito mais vantagens em relação às empresas que ainda não trabalham com o digital. As micro e pequenas empresas representam atualmente 90% dos atuais empreendimentos, 30% do PIB e mais de 50% dos postos de trabalho no Brasil e, por isso, devem estar atentas às mudanças de hábitos de consumo causadas pela pandemia de Covid-19. 

 

A digitalização,  que era antes um mero recurso para grandes empresas, se tornou a única opção viável para manter a vida minimamente normal durante a pandemia. Devido ao isolamento social, todas as atividades cotidianas como educação, compras, entretenimento, saúde e empreendedorismo passaram a ser digitalizadas, e muitos consumidores se adaptam ao modelo remoto. 


De acordo com estudo da GFK, a pandemia acelerou o processo de digitalização do varejo brasileiro,  principalmente relacionado às estratégias de e-commerce, de 3 anos para apenas 3 meses.  

 

Dessa forma, temos diversos exemplos de empresas que, mesmo antes da pandemia, perderam a oportunidade de passar por uma evolução tecnológica e deixaram de ser líderes em seus mercados. Conheça algumas delas: 


  • Kodak: em seu auge, a empresa chegou a dominar 80% do mercado mundial de câmeras e filmes fotográficos. Ironicamente, ela também inventou a tecnologia que a removeria do mercado: a câmera digital. A ideia desenvolvida foi engavetada pelos executivos da empresa, que acreditavam que o lançamento prejudicaria a venda de suas câmeras tradicionais. Realmente, as previsões estavam certas: empresas como Canon e Nikon dominaram o mercado de câmeras digitais, e o nome da Kodak nunca mais foi o mesmo; 
  • Atari: a pioneira na criação de videogames na década de 1980 perdeu espaço para suas concorrentes, como a Nintendo e a Playstation (Sony), pois a marca não acompanhou a evolução dos sistemas operacionais e do hardware necessários para jogar; 
  • Blockbuster: uma das maiores redes de locadoras do mundo permitia que os usuários selecionassem filmes e séries e os recebessem e devolvessem sob demanda, na locadora física. Porém, empresas de streaming como a Netflix acabaram com a Blockbuster em 2013, a qual, inclusive, teve a oportunidade de comprar a Netflix, mas não o fez por não acreditar no modelo de negócios da empresa. 

 

A transformação digital nas empresas também pode ajudar na substituição de procedimentos físicos, como papéis, carimbos, assinaturas convencionais e trâmites demorados e sujeitos a erros. A ideia é utilizar a tecnologia para promover soluções digitais, rápidas, limpas, precisas e econômicas. 

 

De maneira prática, as empresas que já nasceram no digital ou investem nessa transformação, mesmo que gradativamente, ganham diversas vantagens competitivas, tais como:  

  • Ampliar a disseminação da informação e dinamizar a análise de documentos, reduzindo o tempo de tramitação; 
  • Reduzir custos relacionados à duplicidade, reprografia e extravio de documentos; 
  • Agilizar o envio da informação ao usuário final; 
  • Agilizar o atendimento e padronização no cadastramento de informações; 
  • Economizar com a redução de tempo de resposta para auditorias e pesquisas; 
  • Diminuir tempo gasto para acessar documentos e para eliminar gastos com espaços físicos, mobiliário e equipamentos para arquivamento; 
  • Acelerar práticas sustentáveis na empresa, eliminando o uso de papéis e outros recursos; 
  • Melhorar a experiência dos clientes nos momentos de compra e demais acordos burocráticos. 

Dessa forma, pensar na digitalização da sua empresa pode te ajudar a otimizar diversos setores, como o atendimento ao cliente, geração de pedidos e ordens de serviço, controles de produção, pré e pós venda, controle de estoques e de remessa de produtos, gestão de entregas ou retiradas de mercadorias, faturamento, contabilidade e controle de pessoal.  

 

No final das contas, o principal beneficiário dessa mudança é seu principal ativo: a satisfação do cliente. Embora muitas pessoas considerem a transformação digital como uma simples implantação de software, ela deve ser um processo que possa melhorar seu produto ou elevar a experiência do cliente ao adquiri-lo. No final das contas, não se preocupe. As mudanças são, certamente, unidirecionais: após digitalizar processos, nunca mais você vai querer voltar ao que era antes.  


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