Com o mundo cada vez mais integrado com a internet, torna-se quase impossível pensar em uma empresa que não se preocupa com a transformação digital dos seus processos. Dos últimos dez anos para cá, não conseguimos mais imaginar a nossa vida e o nosso dia a dia sem internet, pois ela passou a fazer parte do nosso cotidiano.
Na maioria das vezes, quando nos deparamos com algum problema de conexão, sentimos que estamos fora de órbita e até mesmo alienados do restante planeta. Ou seja, estamos vivendo totalmente dependentes dessa ferramenta.
Acontece que a digitalização dos processos de uma empresa que já funcionava antes do digital pode ser um problema, pois exige um investimento inicial significativo e, também, o treinamento adequado da equipe para se adaptar à nova funcionalidade.
Por isso, os microempreendedores que já iniciam sua jornada com um sistema tecnológico integrado conseguem otimizar seus processos mais rapidamente, saindo mais bem posicionadas no segmento de mercado em que atuam. Entenda a diferença entre MEI's que estão passando por uma transformação digital e aqueles que já nasceram com o DNA tecnológico, além de comparar quais os retornos que elas têm comparado a empresas que ainda não trabalham com um sistema digital.
MEIS QUE PASSAM POR TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Apesar de muitos negócios já estarem inseridos on-line, a transformação digital ainda é um desafio para muitos pequenos empreendedores. Porém, com o fortalecimento da internet como ponto de obtenção de informação e compras, postergar a presença digital é um grande risco para a continuidade dos negócios, pois o Brasil se tornou líder mundial no ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% em 2022, segundo levantamento da CupomVálido. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano entre 2022 e 2025.
Por isso, algumas dicas para iniciar a transformação digital na sua empresa são:
MEI'S QUE INICIAM SUA JORNADA A PARTIR DO DIGITAL
Em comparação com os MEI's que passam por uma transformação digital, os pequenos empreendedores que já iniciam suas operações no sistema on-line economizam o que é mais precioso para os negócios: o tempo.
Enquanto a transformação digital exige tempo para a organização e a estruturação de um plano de ação, mobilização da equipe para realizar um treinamento para utilizar as novas soluções tecnológicas e posterior acompanhamento dos resultados da implementação, o MEI digital já otimiza seus processos desde o início, o que lhes permite sair mais bem posicionadas no mercado em que atuam.
De modo geral, os MEI's que já iniciam suas operações inserindo-as no ambiente digital e investindo em softwares para otimizar os processos de estoque, vendas e relacionamento com o cliente conseguem:
MEI'S DIGITALIZADOS X EMPRESAS QUE AINDA NÃO TRABALHAM COM UM SISTEMA DIGITAL
Os MEI's digitalizados, Independente de estarem em processo de transformação ou de já terem nascido no digital, acumulam muito mais vantagens em relação às empresas que ainda não trabalham com o digital. As micro e pequenas empresas representam atualmente 90% dos atuais empreendimentos, 30% do PIB e mais de 50% dos postos de trabalho no Brasil e, por isso, devem estar atentas às mudanças de hábitos de consumo causadas pela pandemia de Covid-19.
A digitalização, que era antes um mero recurso para grandes empresas, se tornou a única opção viável para manter a vida minimamente normal durante a pandemia. Devido ao isolamento social, todas as atividades cotidianas como educação, compras, entretenimento, saúde e empreendedorismo passaram a ser digitalizadas, e muitos consumidores se adaptam ao modelo remoto.
De acordo com estudo da GFK, a pandemia acelerou o processo de digitalização do varejo brasileiro, principalmente relacionado às estratégias de e-commerce, de 3 anos para apenas 3 meses.
Dessa forma, temos diversos exemplos de empresas que, mesmo antes da pandemia, perderam a oportunidade de passar por uma evolução tecnológica e deixaram de ser líderes em seus mercados. Conheça algumas delas:
A transformação digital nas empresas também pode ajudar na substituição de procedimentos físicos, como papéis, carimbos, assinaturas convencionais e trâmites demorados e sujeitos a erros. A ideia é utilizar a tecnologia para promover soluções digitais, rápidas, limpas, precisas e econômicas.
De maneira prática, as empresas que já nasceram no digital ou investem nessa transformação, mesmo que gradativamente, ganham diversas vantagens competitivas, tais como:
Dessa forma, pensar na digitalização da sua empresa pode te ajudar a otimizar diversos setores, como o atendimento ao cliente, geração de pedidos e ordens de serviço, controles de produção, pré e pós venda, controle de estoques e de remessa de produtos, gestão de entregas ou retiradas de mercadorias, faturamento, contabilidade e controle de pessoal.
No final das contas, o principal beneficiário dessa mudança é seu principal ativo: a satisfação do cliente. Embora muitas pessoas considerem a transformação digital como uma simples implantação de software, ela deve ser um processo que possa melhorar seu produto ou elevar a experiência do cliente ao adquiri-lo. No final das contas, não se preocupe. As mudanças são, certamente, unidirecionais: após digitalizar processos, nunca mais você vai querer voltar ao que era antes.
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