Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Elegância em Liderar

avatar ADRIANO PEREIRA DA SILVA
Adriano Pereira Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Elegância em Liderar
Criado em 29 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Alguns dizem que elegância no comportamento é uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara. Eu penso um pouco diferente, que não é tão difícil de ser ensinada, entretanto, para ensiná-la é preciso possuí-la e para aprender é necessário compreendê-la. Penso ainda que não está cada vez mais rara, precisamos ajustar as lentes... Observando bem, é possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais que criticam, nas que escutam mais que falam, nas que são verdadeiramente gratas, nas que não usam tom de superioridade ao falarem com outros, nas que fazem mais perguntas e dão menos respostas prontas... É possível detectá-la em pessoas pontuais, em quem cumpre o que promete, em quem não fala de dinheiro em conversas informais, em quem não posta falsas demonstrações de felicidade em mídias sociais, entre outras coisas do dia a dia.

A elegância comportamental genuína é aquela que acompanha o indivíduo desde a primeira hora da manhã e vai até a hora de dormir. Ela se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há holofotes por perto.

Em líderes de alto desempenho, a elegância comportamental é uma de suas grandes fortalezas e aliadas. Ela é uma forte característica pessoal, que produz pares, parceiros e liderados leais e comprometidos, pois esses líderes agem sempre de forma harmônica e equilibrada nas mais diversas situações, internas ou externas à empresa, buscando sempre de forma assertiva e a mais silenciosamente possível, acertar as coisas. 

Não se nasce líder e tampouco elegante no comportamento, se aprende. Por isso, ambas não são dons, tratam-se de educação e dedicação. O caminho, portanto, é trilhar dia a dia a estrada do auto desenvolvimento na arte de liderar e conviver.

Inspirado em 'Volume I Damaeq - Para Refletir'.

Adriano Pereira da Silva

avatar ADRIANO PEREIRA DA SILVA
Adriano Pereira Da Silva
Consultor SEBRAE/PR em Liderana, Polticas Pblicas e Empresas de Alto Potencial.Especialista em Gesto Estratgica de Marketing, Docncia do Ensino Superior e Gesto de Negcios. Graduado em Administrao.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4644 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?