Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Eficiência energética: um olhar sobre os processos de otimização no setor de petróleo e gás

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Eficiência energética: um olhar sobre os processos de otimização no setor de petróleo e gás
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 06 SET. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Setor investe em pesquisa e desenvolvimento de alternativas que sejam capazes de tornar a produção mais sustentável


Reduzir os impactos ambientais, custos produtivos e promover o melhor aproveitamento dos recursos tornou-se uma premissa preponderante na indústria, especialmente, pela que gera energia por meio de combustíveis fósseis. Até porque, em razão de serem limitados na natureza, o seu uso e gestão exigem cuidado redobrado a fim de garantir a duração e sustentabilidade do negócio. 


É nesse sentido que se tem intensificado as pesquisas e inovações na área de eficiência energética. Resumidamente, esse esforço consiste em preservar a qualidade produtiva, porém com redução de desperdícios e economia de energia. A partir da otimização é esperado diminuir os danos ambientais e custos gerais, aperfeiçoar o sistema de segurança energética e promover uma competitividade saudável no mercado. 


Geração de energia   

Com foco na preservação e uso consciente dos recursos naturais, as tecnologias de energias limpas como as derivadas de biocombustíveis, solar e eólica começaram a se tornar acessíveis e ganhar aderência entre os consumidores. Porém, também existe um esforço no segmento de óleo e gás para ampliação de técnicas modernas orientadas pelo viés ecológico.


No Brasil, iniciativas governamentais tentam estimular a atualização das indústrias, responsáveis por, aproximadamente, 40% da demanda de energia do país, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Algumas das ações são incorporadas pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) e pelo Programa de Eficiência Energética (PEE). Tal movimento é importante, pois um dos passos para essa melhoria é a modernização dos equipamentos. 


Busca pela produção eficiente  

Os avanços tecnológicos são a palavra-chave para entender o potencial e, inclusive, a rentabilidade da implementação prática dos processos ligados à eficiência energética. Afinal, isso significa investir na renovação da infraestrutura mediada por tecnologias inteligentes, como os sistemas de automatização, controle e gestão, que possibilita o aprimoramento da cadeia produtiva, além da economia. 


Na contramão, o setor de exploração de óleo e gás ainda vivencia o subinvestimento. Ao menos, é o que aponta o relatório da Wood Mackenzie, responsável pela previsão de desaceleramento da demanda global a partir de 2024. O cenário demonstra ser possível de reversão mediante consultoria especializada para que a produção industrial continue entregando os seus serviços, no entanto, com menores custos e melhor aproveitamento. 


De fato, a análise profissional indica quais adaptações e intervenções são necessárias conforme as particularidades de cada indústria. Isto é, orienta desde o uso de esmeril para desgaste controlado de peças danificadas, mas próprias para reuso, até o encaminhamento de substituições mais grandiosas, como a aquisição de softwares de automação, com capacidade de armazenamento de dados. 

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?