Essa é a nossa série Bora implementar!, que vem para trazer conteúdos para você, micro e pequeno empreendedor, sobre como implementar boas práticas na sua empresa.
Vamos conhecer um pouco sobre este tema tão atual e necessário?
Primeiramente, vamos definir:
Significa fazer mais com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Então, quando tratamos sobre energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Balanço Energético Nacional mostrou no seu relatório de 2020 (levando em consideração o ano base de 2019) que o Brasil apresentou uma repartição da oferta de energia de 46,1 % provinda de recursos renováveis (biomassa da cana representa a maior porcentagem - 18%) e 53,9% de recursos não renováveis (petróleo e seus derivados representa a maior porcentagem - 34,4%).
Fazendo um comparativo com o ano anterior (2018), o uso de recursos renováveis teve um aumento de 2,8% no ano de 2019, sendo que as não renováveis de apenas 0,2%, mostrando assim, que estamos caminhando para uma utilização de energia mais consciente e sustentável, não é mesmo?
Bom, notamos que cada um de nós podemos contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil.
Mas como assim? Então vamos de prática:
Ao substituir uma lâmpada incandescente por uma lâmpada de LED, por exemplo, estamos promovendo uma ação de eficiência energética, pois as lâmpadas de LED consomem até 90% menos que as incandescentes.
Com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica, foi criado o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro.
Ele fornece as informações sobre a eficiência energética dos equipamentos. Assim, na hora de comprar um equipamento, podemos escolher aquele mais eficiente.
Especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Coordenado pela Eletrobrás, o programa tem como seu principal símbolo o Selo Procel.
Este selo indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria (ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras, entre outros).
Enquanto a etiqueta do Inmetro informa a classificação dos produtos, o Selo Procel indica que aquele produto que recebeu o selo se destaca em eficiência energética.
Existe também um programa para o uso eficiente dos combustíveis, o Conpet. O Selo Conpet de Eficiência Energética é concedido a fogões, aquecedores de água à gás e carros, destacando sua eficiência energética. Você também pode procurar o selo Conpet na hora de comprar esses produtos.
Assim, além de buscar equipamentos mais eficientes, os cidadãos podem fazer a diferença para o meio ambiente utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. Com pequenas mudanças de hábito, é possível economizar na sua empresa, sendo necessários menos recursos naturais para gerar energia diminuindo os impactos negativos ao meio ambiente.
E para finalizar, vou passar mais algumas dicas fáceis de serem aplicadas na sua empresa e se tornar mais sustentável:
Enfim, se atente sempre na iluminação, refrigeração e climatização e nas melhores maneiras de ter uma eficiência energética na sua empresa!
Continue acompanhando nossas dicas e conte com a gente para colocá-las em prática!
Eu sou a Tamyris Tavares da Silva, Agente Local de Inovação do Programa Brasil Mais.
Até a próxima!