Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Eficiência Energética - Conceitos e Importância

avatar TAMYRIS TAVARES DA SILVA
Tamyris Tavares Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Eficiência Energética - Conceitos e Importância
Criado em 08 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Essa é a nossa série Bora implementar!, que vem para trazer conteúdos para você, micro e pequeno empreendedor, sobre como implementar boas práticas na sua empresa.

E a dica de hoje é sobre: Eficiência Energética.

Vamos conhecer um pouco sobre este tema tão atual e necessário?

Primeiramente, vamos definir:

O que é eficiência? 

Significa fazer mais com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Então, quando tratamos sobre energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Balanço Energético Nacional mostrou no seu relatório de 2020 (levando em consideração o ano base de 2019) que o Brasil apresentou uma repartição da oferta de energia de 46,1 % provinda de recursos renováveis (biomassa da cana representa a maior porcentagem - 18%) e 53,9% de recursos não renováveis (petróleo e seus derivados representa a maior porcentagem - 34,4%).

Fazendo um comparativo com o ano anterior (2018), o uso de recursos renováveis teve um aumento de 2,8% no ano de 2019, sendo que as não renováveis de apenas 0,2%, mostrando assim, que estamos caminhando para uma utilização de energia mais consciente e sustentável, não é mesmo?

Outro dado é sobre quem usou a energia do Brasil no ano de 2019?

  1. Transportes (32,7%);
  2. Indústrias (30,4%);
  3. Setor Energético (11,2%);
  4. Residências (10,3%);
  5. Serviços (5,1%);
  6. Agropecuária (4,9%).

Bom, notamos que cada um de nós podemos contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil.

Mas como assim? Então vamos de prática:

Ao substituir uma lâmpada incandescente por uma lâmpada de LED, por exemplo, estamos promovendo uma ação de eficiência energética, pois as lâmpadas de LED consomem até 90% menos que as incandescentes.

Com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica, foi criado o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro.

Ele fornece as informações sobre a eficiência energética dos equipamentos. Assim, na hora de comprar um equipamento, podemos escolher aquele mais eficiente.

Especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Coordenado pela Eletrobrás, o programa tem como seu principal símbolo o Selo Procel.

Este selo indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria (ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras, entre outros).

Enquanto a etiqueta do Inmetro informa a classificação dos produtos, o Selo Procel indica que aquele produto que recebeu o selo se destaca em eficiência energética.

Existe também um programa para o uso eficiente dos combustíveis, o Conpet. O Selo Conpet de Eficiência Energética é concedido a fogões, aquecedores de água à gás e carros, destacando sua eficiência energética. Você também pode procurar o selo Conpet na hora de comprar esses produtos.

Assim, além de buscar equipamentos mais eficientes, os cidadãos podem fazer a diferença para o meio ambiente utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. Com pequenas mudanças de hábito, é possível economizar na sua empresa, sendo necessários menos recursos naturais para gerar energia diminuindo os impactos negativos ao meio ambiente.

E para finalizar, vou passar mais algumas dicas fáceis de serem aplicadas na sua empresa e se tornar mais sustentável:

  • Desligar todos aparelhos da empresa ao sair;
  • Usar sensores de presença;
  • Usar a iluminação e ventilação natural sempre que possível;
  • Fazer revisões periodicamente nas instalações elétricas.

Enfim, se atente sempre na iluminação, refrigeração e climatização e nas melhores maneiras de ter uma eficiência energética na sua empresa!


E aí, #bora implementar? Espero que você tenha aproveitado o conteúdo de hoje!

Continue acompanhando nossas dicas e conte com a gente para colocá-las em prática!

Eu sou a Tamyris Tavares da Silva, Agente Local de Inovação do Programa Brasil Mais.

Até a próxima!

avatar TAMYRIS TAVARES DA SILVA
Tamyris Tavares Da Silva
Engenheira Ambiental, com MBA em Gestão Ambiental, Mestra em Engenharia Urbana e me transformando e evoluindo na área da inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1532 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?