Hoje pensando sobre Educação, e qual o seu verdadeiro sentido, me veio à mente todo conceito de Educação Transformadora agregada à Educação Empreendedora, o qual dividirei com vocês um resumo da minha reflexão.
Acredito que a verdadeira educação acontece quando existe transformação, quando há quebra de paradigmas, ou seja, de modelos e padrões impostos ou perpetuados pela sociedade, quando se transforma ideias em ações e assim se desenvolve os comportamentos essenciais para o crescimento de um cidadão no âmbito profissional e pessoal.
Segundo Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia:
Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho a de ensinar e não a de transferir conhecimento.
É preciso insistir: este saber necessário ao professor de que ensinar não é transferir conhecimento não apenas precisa ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica , mas também precisa ser constantemente testemunhado, vivido.
É maravilhoso observar crianças e jovens se tornando protagonistas de sua própria história, entendendo que é importante sonhar, e mais do que isso, agir para que seus sonhos se tornem realidade.
E na escola esses alunos encontram professores que são capazes de desenvolver essas competências, seja qual for a matéria que aplicam, pois inserindo esses comportamentos empreendedores aliados à educação transformadora de forma multidisciplinar no dia a dia escolar, o professor se torna um grande impulsionador de sonhos, sendo capaz de transformar a vida de seus alunos.
Para que a educação seja um instrumento de transformação social, como assinalou Paulo Freire, é importante que ela seja praticada no mundo, transforme vidas, estimule a criatividade, a escuta e o diálogo.