Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Educação que transforma!

avatar MARCIA BEATRIZ DA SILVA
Marcia Beatriz Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Educação que transforma!
Criado em 10 JUL. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Projeto de Empreendedorismo na educação não é simplesmente mais um projeto. É o projeto que consegue integrar diversos outros projetos que as escolas desenvolvem. E, principalmente, realizá-lo de forma interdisciplinar com o que chamamos de aprender fazendo. Foi o que aconteceu no projeto na Escola Municipal do Campo Pedro Mendes na comunidade rural de Bela Vista no município de Mato Rico, no qual o professor Danilo Miranda desenvolveu, em 2018, o JEPP com os alunos do 5º ano, conseguiu integrar as disciplinas, e a escola com a comunidade.

Professor Danilo seguiu os passos propostos no programa JEPP e foi além, principalmente por sua escola estar em uma comunidade rural, na qual encontra alguns desafios a serem superados, e percebeu a oportunidade no programa para incentivar seus alunos a buscarem novas perspectivas e permanecerem no campo para darem continuidade aos negócios da família.

Seus alunos vivenciaram os 10 comportamentos empreendedores, Busca de Oportunidade e Inciativa, Persistência, Correr Riscos Calculados, Exigência de Qualidade e Eficácia, Comprometimento, Busca de Informações, Estabelecimento de Metas, Planejamento e Monitoramento Sistemáticos, Persuasão e Rede de Contatos, Independência e Autoconfiança.

Inicialmente fizeram uma pesquisa do que poderiam produzir de alimentos, para serem comercializados na feira ao final do ano letivo. Os alunos identificaram cinco oportunidades voltadas para a economia rural, em que os principais foram a criação de frangos e peixes, plantação e produção de amendoins para transformação em pé de moleque, e outros itens da alimentação com o aproveitamento das frutas disponíveis no município.

Esse trabalho de educação empreendedora no ensino fundamental, desenvolvido em Mato Rico, foi o vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na etapa estadual, e é um exemplo quando o professor é empreendedor e compreende o real objetivo de realizar o programa JEPP Jovens Empreendedores Primeiros Passos e quer deixar sua marca na vida das pessoas, e quando um município e a comunidade abraçam o empreendedorismo na educação, o resultado não pode ser diferente!

O que se vê de tocante nesse trabalho foi o comprometimento do professor com seus alunos, de planejar e monitorar cada etapa do projeto e principalmente em conseguir realizar um belo trabalho em equipe, onde todos deram suas contribuições. Sem dúvidas que houve dificuldades, mas todas foram superadas, pois correram riscos calculados, com comprometimento e persistência e merecidamente tiveram o reconhecimento do SEBRAE/PR.

O trabalho do professor Danilo serve de inspiração a todos os educadores que querem fazer a diferencia na vida das pessoas.

Quer saber mais ? Acesse o vídeo do prof. Danilo Miranda. 

 

avatar MARCIA BEATRIZ DA SILVA
Marcia Beatriz Da Silva
Bacharel em administrao pela UNICENTRO. Especializaes: em Gesto da Qualidade pela UFPR, Gesto de Empresas pela FGV e Anlise Transacional Organizacional ICP. Consultora no SEBRAE-PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1968 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?