Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Educação financeira nas escolas: Preparando os alunos para um futuro financeiramente consciente

avatar ISIS CURI LOPES
Isis Curi Lopesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Educação financeira nas escolas: Preparando os alunos para um futuro financeiramente consciente
Criado em 28 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 A educação financeira sem dúvidas é algo extremamente importante para a vida adulta. 


Vamos entender um pouco como a educação financeira pode ser inovadora no contexto das escolas brasileiras e auxiliar alunos a terem a orientação financeira correta. 


Mas por que será que a educação financeira nas escolas é tão importante? E como isso pode fazer a diferença no futuro dos estudantes? 


Aprender sobre dinheiro desde cedo é super importante para que os estudantes estejam preparados para os desafios financeiros da vida real. Saber como fazer um orçamento, economizar, investir e evitar dívidas é fundamental para tomar decisões financeiras inteligentes ao longo da vida, mas infelizmente, muitos jovens entram na vida adulta sem noções básicas sobre orçamento, poupança e investimento. 

    


A educação financeira nas escolas pode ajudar muito nesse ponto, fornecendo conhecimentos essenciais sobre como gerenciar o dinheiro de forma eficaz que leva o aluno aprender sobre finanças pessoais e a importância de economizar dinheiro, evitar dívidas desnecessárias e planejar seu futuro financeiro. Outro ponto é que a educação financeira capacita os alunos a tomarem decisões pautadas em análises, sobre como gastar, poupar e investir seu dinheiro. 


Eles aprendem a avaliar as consequências financeiras de suas escolhas e a tomar decisões com base em metas financeiras realistas e com conhecimentos sólidos em educação financeira, esses alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios no futuro, como empréstimos estudantis, aquisição de uma casa ou mesmo o planejamento para a aposentadoria.


Dívidas excessivas


 Além disso infelizmente muitas pessoas no Brasil se encontram endividados por falta de conhecimento prévio e educação financeira, gerando uma certa irresponsabilidade com a aplicação do dinheiro. A educação financeira pode prevenir isso desde jovem, estimulando a conscientização econômica dos alunos quando ficarem adultos, evitando armadilhas financeiras, o que será um ensino crucial para a sociedade do futuro.

E, fará com que as gerações atuais sejam financeiramente estáveis e responsáveis, evitando acumular dívidas, por isso, trata-se de inovação ensinar jovens a administrar suas finanças pessoais fazendo uma sociedade educacional incrivelmente sólida! E um futuro econômico promissor, uma vez que este estudante será o empresário de amanhã.



Empreendedorismo e investimento


Empreender é algo muito bom para ensinar propósitos de vida, desperta seu espírito empreendedor. Faz com que os alunos aprendam sobre investimentos e planejamento de negócios e como gerenciar riscos financeiros ao adquirirem habilidades relacionadas ao empreendedorismo e investimento os alunos tem a oportunidade de desenvolver uma mentalidade empreendedora, que pode ser aplicada em suas vidas pessoais e profissionais, o que será muito útil para vida adulta e seus desafios diários, com certeza o sistema educacional poderá criar uma geração mais ampla em questão financeira, fazendo com os alunos que criem boas expectativas para o futuro empreendedor, ou mesmo intraempreendedor.


Vantagens futuras numa sociedade com consciência financeira  


Uma sociedade onde a maioria dos jovens têm que consciência financeira poderá ajudar muito diminuir os casos endividamento e abrirá oportunidades empreendedorismo, acaba gerando economia. Agregar esse tipo de disciplina de forma curricular às escolas com certeza será instigante e ajudará ensinar que com dinheiro não se brinca! 


Podemos perceber que aprender sobre dinheiro na escola é muito importante. A gente precisa saber como cuidar bem das nossas finanças. É legal aprender a tomar decisões certas com o dinheiro, evitar ficar cheio de dívidas e até aprender a empreender. Quando a escola escola ensina isso, ajuda a gente a se tornar adultos responsáveis e conscientes do nosso dinheiro. E não é só bom para gente, mas também para sociedade toda, porque ficamos mais preparados para lidar com a economia. Por isso, seria muito importante colocar a educação financeira, empreendedorismo e inovação como uma prioridade curricular, desde muito cedo.  





avatar ISIS CURI LOPES
Isis Curi Lopes
Estudante do Ensino Médio louca por conhecer as escolas que inovam a educação e seus métodos de aplicação e, apaixonada em descobrir novas formas de aprendizagem e explorar a tecnologia como uma ferramenta para a transformação educacional. Instigada a motivar jovens a se interessarem pela transformação do futuro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1368 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios