Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Educação empreendedora para o ensino fundamental

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonesefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Educação empreendedora para o ensino fundamental
Criado em 12 FEV. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Seja bem-vindo (a)! 

Com a estratégia de educação empreendedora,  o SEBRAE quer criar e disponibilizar alternativas metodológicas para estimular as atitudes empreendedoras nas crianças e jovens inseridos no ensino formal.  Pretendemos contribuir com a construção de um novo perfil de estudante, pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local.

Os nossos programas visam desenvolver competências empreendedoras para aumentar as possibilidades  da inserção sustentada no mundo do trabalho.

Oferecemos um portfólio de metodologias de empreendedorismo para educação básica e Superior, além da Educação Profissional.

Para o Ensino Fundamental (1º. ao 9º. ano) é oferecido o JEPP Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que abrange as crianças de 6 a 14 anos, que estejam regularmente matriculados no ensino formal.

A partir de histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de criação de um negócio, utilizando a linguagem e metodologia apropriadas para a faixa etária.

O conteúdo é abordado por meio de oficinas, que trabalham na perspectiva da sustentabilidade ambiental e social, incentivando a utilização consciente dos recursos naturais ressaltando a viabilidade econômico-financeira e social do material reciclado. Estimulando a criatividade na resolução de problemas, o autoconhecimento e a importância da empatia e da percepção do outro para uma convivência social produtiva, saudável e feliz.

Em cada ano é abordada uma temática diferente:

  • 1º. ano - O mundo das ervas aromáticas
  • 2º ano  - Temperos naturais
  • 3º ano  - Oficina de brinquedos ecológicos
  • 4º ano  - Locadora de produtos
  • 5º ano - Sabores e cores
  • 6º ano - Ecopapelaria
  • 7º ano  - Artesanato sustentável
  • 8º ano - Empreendedorismo Social
  • 9º ano  - Novas ideias, grandes negócios

O JEPP  inicia com a formação dos professores das escolas parceiras, que após participarem do curso de formação são habilitados para aplicarem a metodologia para alunos da escola.

O SEBRAE oferece às escolas e professores vários canais de atendimento para o esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação do programa para os alunos:

  • Consultor do SEBRAE por meio de e-mail enviados diretamente para o consultor, o professor poderá manter um relacionamento mais próximo para o esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação do programa.
  • webinars mensais com os especialistas do SEBRAE em educação empreendedora.
  • Comunidade de educação empreendedora aqui o professor encontra artigos e vídeos que irão contribuir para o aprofundamento dos conteúdos e da metodologia.

Desejamos que você, professor, esteja motivado e bem preparado para ser o protagonista da educação empreendedora e com isso contribuir para uma formação de maior qualidade e mais conectada com os novos tempos.

Um abraço

Rosângela Angonese - Coordenadora Estadual da estratégia de Educação Empreendedora

 

avatar ROSANGELA MARIA ANGONESE
Rosangela Maria Angonese
Coordenadora estadual da estratgia de educao empreendedora no SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1996 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?