Quantas coisas você deixou de escolher hoje por causa de limitações criadas na sua própria mente? Quando você olha para trás, você se arrepende das coisas que você fez ou das coisas que você não fez? Se nada fosse uma limitação para você, o que você estaria fazendo agora?
Começo esse artigo com essas perguntas porque acredito que é a partir das perguntas que agimos em direção da nossa missão e como efeito geramos o movimento necessário para evoluirmos e alcançarmos maior impacto por meio dos nossos talentos.
Na semana passada durante uma sessão de mentoria com um cliente meu, uma pergunta que fiz para ele, trouxe várias reflexões que quero deixar para você agora, pois sei que assim como elas mexeram comigo, poderão trazer mudanças na forma que você percebe a vida e valoriza determinadas coisas.
Nossa vida é composta por várias áreas que interagem entre si e se completam para que possamos viver instantes de felicidade. Recentemente, tomei consciência do quanto estamos na nossa vida na busca incessante por ela e para conquistar isso, precisamos proporcionar felicidade para outras pessoas.
Will Smith fala uma frase no filme À procura da Felicidade quando ele consegue a vaga de emprego que tem um impacto enorme quando a entendemos:
Ele passou o filme todo buscando transformar a sua vida e no final ele consegue dar um passo em direção a isso. Como assim um passo? Sim, um passo. A nossa vida é composta por uma jornada repleta de vários processos, em que não existe ponto final, pois cada conquista é somente uma parte do processo maior.
Hoje você está em determinado patamar, ganhando uma determinada quantidade de dinheiro, com uma família ou não, com a saúde boa ou ruim, hoje você vivência a sua vida da forma que ela está e para ela estar como está você teve que fazer diversas escolhas e com a soma de pequenas conquistas ou derrotas você chegou ao momento atual da forma que está.
Assim como a água, a nossa vida progride em estados, os quais não são definitivos, mas sim transitórios. E para que possamos viver o que realmente queremos viver precisamos fazer escolhas assertivas e ter coragem para agir e ousadia para explorar o momento presente entregando o nosso melhor.
Para isso, reflita sobre os seguintes aspectos:
Quais pessoas você falaria "eu te amo", que talvez amanhã não possa falar mais?
Com quais pessoas passaria mais tempo, que talvez amanhã não possa passar mais?
Quais escolhas você faria hoje em relação a sua saúde, que talvez amanhã não possa fazer mais?
Quais escolhas você faria hoje sobre seu relacionamento amoroso, que talvez amanhã não possa fazer mais?
Que lugares você iria hoje, que talvez amanhã não possa ir mais?
Quais pessoas você pediria perdão ou agradeceria, que talvez amanhã não possa fazer mais?
Quais loucuras têm vontade de fazer na sua vida, que talvez amanhã não possa fazer mais?
O que comeria hoje, que talvez amanhã não possa comer mais?
São algumas perguntas e eu sei que algumas devem ter mexido demais com você. Por isso, vá além e se questione quais coisas tem deixado de viver e que talvez amanhã não consiga viver mais?
Muitas vezes reclamar, trabalhar demais, focar no dinheiro, ter mais relacionamento com seus amigos do que com sua família, passar mais tempo no celular do que com os filhos, viver fazendo coisas que não gosta ao invés de focar nas coisas que você é apaixonado é algo comum no dia a dia acelerado. Porém, deixar de viver a sua zona de fluxo é contrariar a sua própria natureza e arriscar não viver aquilo que é mais precioso e importante para sua existência.
Reflita. Tem escolhas que você não poderá fazer mais amanhã. Você tem a opção de cuidar da sua saúde hoje ou amanhã sofrer as consequências do sedentarismo, obesidade ou uma doença. Você tem a opção de estar mais com seus filhos e ensinar princípios e valores ou amanhã ver eles fazerem coisas que você não gostaria, presos em vícios, drogas, etc.
O tempo passa e a lei da causa e efeito está operando o tempo todo. As escolhas (causas) que você faz hoje geram os resultados (efeitos) de amanhã. Então, comece a olhar com mais profundidade para suas escolhas para que você não as faça no automático ou porque todo o inconsciente coletivo faz.
O tempo passa uma vez só!
Clique e assine essa Newsletter no meu Linkedin para receber novos artigos: https://www.linkedin.com/newsletters/6967811048573689856/
Siga meu Instagram para acessar mais conteúdos:
https://www.instagram.com/edi.slabei/