Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Ecossistemas de inovação

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Ecossistemas de inovação
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 08 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ecossistemas de inovação são ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força matriz para o desenvolvimento social e econômico. Geralmente são formados por atores públicos e privados, que se unem para criar um ambiente propício para a criação e disseminação de inovações. Estes atores podem ser, por exemplo, universidades, centros de pesquisa, empresas, startups, incubadoras e aceleradoras.

Na biologia, ecossistema significa um conjunto de comunidades que colaboram entre si para a sobrevivência de todos os participantes do mesmo meio.

Os ecossistemas de inovação podem ser desenvolvidos de forma orgânica ou planejada. Em geral, os planejados são criados por governos ou outras instituições com o objetivo de atrair e desenvolver talentos, aumentar a competitividade e promover o crescimento econômico. Já os de inovação orgânica são formados de forma natural a partir da interação de diferentes atores que buscam inovar.

Um exemplo de um ecossistema de inovação planejado é o Distrito Federal de Tecnologia de Singapura (Singapore) (SG-D), um parque tecnológico que foi criado pelo governo de Singapura com o objetivo de atrair e desenvolver empresas de tecnologia inovadoras. O SG-D oferece uma série de vantagens para as empresas que se instalam no distrito, como acesso a instalações de ponta, incentivos fiscais e apoio técnico. Já um exemplo de um ecossistema de inovação orgânico é o Vale do Silício, nos Estados Unidos. O Vale do Silício é formado por uma série de empresas e startups de tecnologia que se instalaram na região por causa da presença de universidades de ponta, como a Universidade de Stanford, e de outras empresas de tecnologia, como a Google e a Apple. O Vale do Silício é considerado um dos principais centros de inovação do mundo e já é responsável por grandes inovações, como o primeiro microchip e o primeiro browser da internet.

Ecossistemas de inovação têm estimulado a interação entre diversos setores de uma empresa, inclusive a melhora de diálogo entre corporações. Dessa forma, esse conceito tem aprimorado o modelo de gestão de diversas organizações no mundo todo. Pequenas e grandes empresas têm apostado cada vez mais na criação de ambientes e pensamentos colaborativos, a fim de absorver efetivamente o melhor de cada colaborador. Assim, a instituição se beneficia com o aumento da capacidade de cooperação, bem como os profissionais que crescem em suas respectivas áreas. Independente do seu tempo de atuação, empresas de tecnologia estão sempre em busca de novidades. Dessa forma, sempre existem obstáculos a serem superados. 

Em um ecossistema, você e a sua equipe podem aprender com os erros de outras pessoas, além de definir novas soluções para seus problemas. Isso acontece porque em um momento de troca, o nível de aprendizado costuma ser bastante elevado. Com isso, as organizações conseguem crescer de maneira acelerada e assertiva, saindo na frente de seus concorrentes.

Os ecossistemas são cada vez mais importantes para o sucesso das empresas. Elas precisam estar mais próximas dos seus clientes e usuários para entender as suas necessidades e criar produtos e serviços inovadores. Para isso, as empresas precisam estar inseridas em um ambiente de inovação, onde possam ter acesso a novas tecnologias, conhecer novos mercados e estar próximas de outras empresas inovadoras.

Maitê Lourenço, psicóloga e fundadora do BlackRocks Startups, uma iniciativa que tem o objetivo de incentivar a população negra a acessar o ecossistema de startups, inovação e tecnologia, que foi finalista do Startup Awards, na categoria Impacto Social é exemplo de como um ecossistema pode influenciar diretamente em sua ideia, nesse TED ela conta um pouco de como foi todo esse processo.

Sobrou alguma dúvida sobre os ecossistemas de inovação? Comenta aqui!


avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios