Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

ECONOMIA CIRCULAR - É preciso REpensar!

avatar JULIANA JULIO CHAVES
Juliana Julio Chavesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
ECONOMIA CIRCULAR - É preciso REpensar!
Criado em 16 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Certamente você já falou algumas das frases: isso estragou, preciso comprar um novo, esse celular está ultrapassado, preciso de um novo, esse móvel está com a pintura velha, vou comprar um novo e mais moderno, as frutas e legumes estão estragados, joga no lixo. Essas e tantas outras frases, são pronunciadas diariamente sem ao menos se ter parado para pensar sobre qual o descarte e destino final de todos esses produtos e os impactos socioambientais.

O Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no ranking mundial e no que se trata da produção de resíduos eletrônicos é o líder da América Latina e o 7° maior do mundo, e, o percentual desses resíduos com o descarte adequado, é ínfimo.

A produção de resíduos e o descarte inadequado é um dos maiores problemas enfrentados no mundo todo, o que gera impacto incalculável ao meio ambiente. Como forma de reduzir tais impactos, pessoas, empresas e instituições de diversos países se dedicam  a pesquisar e praticar a Economia Circular.

Mas você sabe o que é Economia Circular?

A Economia Circular é um novo modelo econômico que propõe o reaproveitamento, os produtos são usados e reutilizados ao máximo e com menor desperdício possível e isso agrega valor.

É a evolução da Economia Linear de consumo e descarte - a qual estamos acostumados: extração dos recursos naturais, transformação, consumo, e após tudo vira lixo. A Economia circular é uma nova forma de pensar e se relacionar com o planeta, criando padrão de produção e consumo de uma sociedade mais sustentável.  

Ah, então é reciclagem, certo? Não só reciclagem! É muito além disso, a economia circular é sobre REpensar se o resíduo pode ser reduzido, reciclado, reutilizável em outros processos produtivos, é REpensar o design do produto, a embalagem, matéria-prima utilizada, é transformar com o objetivo do lixo zero.

 

Economia circular não é papo dos ecochatos e sim uma tendência mundial!

Esse modelo é uma tendência que relaciona a economia com a melhor utilização dos recursos naturais. Além da redução dos impactos ambientais, a economia circular poderá promover novos modelos de negócios e otimização no processo produtivo, gerar novos empregos e renda para as famílias e aumentar a competitividade econômica.   

As empresas poderão ser beneficiadas com redução de custos e perdas produtivas, como por exemplo utilizar materiais reciclados, identificar novos nichos de mercados e fontes de receitas, otimizar processos e fomentar a extensão e circulação dos resíduos/produtos.

É preciso REpensar para transformar!

Ainda que os benefícios da Economia Circular sejam inúmeros, é necessário maior atenção e ação. No Brasil, são poucos os setores que praticam a economia circular e colocam em prática os princípios: eliminação da poluição e resíduos, reutilização dos materiais e a regeneração dos recursos naturais.

Iniciativas circulares para inspirar:

Hewlett-Packard - HP

A empresa criou uma plataforma de compra e descartes de cartuchos de tintas para impressoras, onde a empresa é acionada e envia os novos cartuchos aos seus clientes e eles devolvem seus cartuchos vazios. Esta inciativa reduz 57% dos resíduos gerados, além da economia gerada ao cliente.

YCloset

Em 2015, na China, criou-se o YCloset, um aplicativo de assinaturas de roupas para todos os gostos e tamanhos, onde usuários poderão utilizar até 30 peças pagando em torno de 80 dólares mensais, e claro, com data determinada para devolução. Marcas do mundo todo já está neste movimento de guarda-roupas compartilhados na nuvem.

Renner

De olho na economia circular, a rede Renner desenvolveu uma coleção de jeans confeccionados com sobras e resíduos têxteis, ou seja, o resíduo permanece no ciclo produtivo e novas peças são criadas. Esta iniciativa reduz os danos ambientais, há reaproveitamento dos produtos além do aumento na lucratividade.


  • Agora, eu te convido para REpensar sobre os seus hábitos de consumo com responsabilidade!

                              REpense REspeite - REduza - REcicle REuse

 

avatar JULIANA JULIO CHAVES
Juliana Julio Chaves
Economista, especialista em Gestão Financeira e Gestão Pública. Atua como Educadora Financeira e proprietária da Geoturn Engenharia. favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1491 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?