Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Economia Circular: Importância e Desafios

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Economia Circular: Importância e Desafios
Criado em 05 DEZ. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A economia circular é um modelo econômico que visa reduzir o desperdício e a pressão sobre os ecossistemas, promovendo a sustentabilidade ambiental. Ela se baseia em três princípios:


1) Eliminar o desperdício e a poluição ambiental desde o início da cadeia produtiva; 

2) Manter produtos e materiais em uso até quando for possível; 

3) Regenerar sistemas naturais por meio de ações permanentes e sustentáveis.  


É uma medida urgente e necessária para frear a destruição do meio ambiente, que pode impossibilitar a vida no planeta Terra. Além disso, a economia circular reduz a quantidade de resíduos gerados, aliviando a pressão sobre aterros sanitários e diminuindo a poluição.  

  

Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), diz em fala para à National Geographic: "Ao utilizar menos recursos, também se reduz a necessidade de transportar esses materiais, o que diminui a pegada de carbono da produção, uma vez que a maioria dos transportes ainda depende de combustíveis derivados do petróleo".

 

A economia circular também utiliza o desperdício como fonte de criação de riqueza. Por exemplo, os resíduos orgânicos, tais como frutas e vegetais, podem ser decompostos por meio da compostagem para se tornarem fertilizantes para a produção agrícola, reduzindo o uso de produtos químicos nas plantações. 


Porém, sua implementação enfrenta vários desafios.  Alguns dos maiores desafios incluem:

 

1.    Mudança de mentalidade: A economia circular exige uma mudança fundamental na maneira como as empresas e os consumidores pensam sobre o uso de recursos e a produção de resíduos. Isso pode ser difícil de alcançar, especialmente em um mundo onde o consumo excessivo é incentivado. 

2.    Falta de incentivos: Atualmente, muitas empresas não têm incentivos financeiros para adotar a economia circular. O modelo atual de produção e consumo é baseado em um sistema linear de usar e jogar fora, que é mais barato do que a economia circular. 

3.    Falta de infraestrutura: A economia circular requer uma infraestrutura especializada para coletar, classificar, reparar e reciclar materiais. Muitas regiões ainda não têm essa infraestrutura em vigor. 

4.    Falta de cooperação: A economia circular exige uma cooperação estreita entre empresas, governos e consumidores. Sem essa cooperação, pode ser difícil implementar mudanças significativas. 

5.    Complexidade: A economia circular é um modelo complexo que envolve muitos processos diferentes, desde a coleta de materiais até a reciclagem. Isso pode tornar difícil para as empresas e os consumidores entenderem como implementar a economia circular em suas próprias vidas. 

6.    Logística reversa: adotar a política reversa para todos os materiais danosos ao meio ambiente para que as indústrias busquem as melhores soluções visando a preservação do meio ambiente.


Apesar desses desafios, a economia circular é uma abordagem promissora para a sustentabilidade ambiental e ajudar a preservar o planeta para as gerações futuras


Diante disso, quais ações você vem praticando na sua casa e na sua empresa  para promover a economia circular?

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais
16 nov. 2023Pesquisa mostra percepção dos brasileiros sobre carreiras de influenciadores digitais
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?