Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

EcoGastronomiaCultural

avatar LUANA DE ASSIS
Luana De Assisfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
EcoGastronomiaCultural
Criado em 02 JUL. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você procurar no Google o significado de 'EcoGastronomiaCultural', vai ser levado diretamente para o Facebook do Quintana Gastronomia, porque foi ali que este termo surgiu, quando Gabriela Vilar de Carvalho começou a usá-lo e, antes disso, a vivê-lo.

Gabriela explica o conceito a partir da relação entre as ações de sustentabilidade, gastronômicas e culturais adotadas no Quintana. Em relação à sustentabilidade, em síntese, existe responsabilidade por tudo o que é gerado no restaurante; na gastronomia, priorizam o uso de alimentos orgânicos e parcerias com o 'pequeno e consciente produtor'; e a cultura é expressa de formas variadas, tanto nos cardápios temáticos, quanto nas exposições de arte, na biblioteca disponível à todos e no próprio nome do restaurante!

Conheço o Quintana há bastante tempo e realmente, além da comida deliciosa e variada, o restaurante tem um clima especial, não só no ambiente, mas no atendimento simpático e acolhedor que, depois que conhecemos a Gabriela, vemos que não tinha como ser diferente!

Já na entrada do restaurante sentimos a integração com a natureza frente ao jardim externo, com plantas presentes de forma harmoniosa. Entre árvores, mesas e cadeiras, colmeias de variadas espécies de abelhas sem ferrão fazem parte do ambiente. 

Na lateral do restaurante, fica uma área reservada à compostagem dos resíduos orgânicos - aquilo que não é totalmente aproveitado é compostado e vira adubo. A própria Gabriela explica mais sobre a compostagem que fazem no vídeo feito por ela.

Em um único post não cabem todas as ações ambientais, sociais, culturais e econômicas que a Gabriela, sua equipe e parceiros promovem. Agora, por exemplo, ela está estudando outras formas de captação de energia e de água para outros usos (já utilizam para molhar as plantas do deck).

O Quintana é um dos melhores exemplos de empreendimento sustentável e responsável! Ficou com vontade de conhecer? Não vai se arrepender!

 

avatar LUANA DE ASSIS
Luana De Assis
Biloga, especialista na gesto da segurana de alimentos, mestre em biotica, Luana consultora do Sebrae nas aes do Selo Alimentos do Paran e gestora do Selo Agir Sustentvel da Bioqualitas Paran.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1637 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?