EcoGastronomiaCultural
avatar LUANA DE ASSIS

LUANA DE ASSIS

02 jul. - Tempo de leitura: 1 minutos
thumb_up_alt
Sustentabilidadeculturagastronomia

Se você procurar no Google o significado de 'EcoGastronomiaCultural', vai ser levado diretamente para o Facebook do Quintana Gastronomia, porque foi ali que este termo surgiu, quando Gabriela Vilar de Carvalho começou a usá-lo e, antes disso, a vivê-lo.

Gabriela explica o conceito a partir da relação entre as ações de sustentabilidade, gastronômicas e culturais adotadas no Quintana. Em relação à sustentabilidade, em síntese, existe responsabilidade por tudo o que é gerado no restaurante; na gastronomia, priorizam o uso de alimentos orgânicos e parcerias com o 'pequeno e consciente produtor'; e a cultura é expressa de formas variadas, tanto nos cardápios temáticos, quanto nas exposições de arte, na biblioteca disponível à todos e no próprio nome do restaurante!

Conheço o Quintana há bastante tempo e realmente, além da comida deliciosa e variada, o restaurante tem um clima especial, não só no ambiente, mas no atendimento simpático e acolhedor que, depois que conhecemos a Gabriela, vemos que não tinha como ser diferente!

Já na entrada do restaurante sentimos a integração com a natureza frente ao jardim externo, com plantas presentes de forma harmoniosa. Entre árvores, mesas e cadeiras, colmeias de variadas espécies de abelhas sem ferrão fazem parte do ambiente. 

Na lateral do restaurante, fica uma área reservada à compostagem dos resíduos orgânicos - aquilo que não é totalmente aproveitado é compostado e vira adubo. A própria Gabriela explica mais sobre a compostagem que fazem no vídeo feito por ela.

Em um único post não cabem todas as ações ambientais, sociais, culturais e econômicas que a Gabriela, sua equipe e parceiros promovem. Agora, por exemplo, ela está estudando outras formas de captação de energia e de água para outros usos (já utilizam para molhar as plantas do deck).

O Quintana é um dos melhores exemplos de empreendimento sustentável e responsável! Ficou com vontade de conhecer? Não vai se arrepender!

 

Sustentabilidadeculturagastronomia
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?