O termo Ecoeficiência foi introduzido pela primeira vez em 1992, num relatório da World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), com o objetivo de descrever a minimização do impacto ambiental na produção de bens e serviços, através da utilização de menos recursos, com a produção de menor quantidade de resíduos e poluição.
A partir deste ponto, a Ecoeficiência passou a ser vista como uma estratégia de gestão voltada à sustentabilidade, que tende a unir, de forma inteligente e inovadora, o desempenho ambiental ao crescimento econômico e financeiro da empresa.
A Ecoeficiência cria mais valor ao negócio, ao mesmo tempo que reduz os impactos ambientais da empresa.
O que é preciso para uma empresa implantar Ecoeficiência?
Para implantar práticas de Ecoeficiência, primeiramente, a empresa deve levar em consideração os três princípios básicos da Ecoeficiência, segundo WBCSD:
I. Reduzir o consumo de recursos utilizar inovação e novas tecnologias para reduzir o uso dos insumos naturais e potencializar a economia circular e logística reversa, para aumentar a capacidade de uso dos produtos, por um período de tempo maior;
II. Reduzir o impacto sobre a natureza (re)pensar a cadeia de produção a fim de evitar desperdícios ou geração de resíduos e efluentes que possam ter impacto direto na qualidade do meio ambiente, como poluição de cursos d´água e oceanos, emissões de gases do efeito estufa (GEE) e outras substâncias tóxicas ou nocivas à saúde humana, etc.;
III. Fornecer aos clientes produtos e serviços de maior qualidade (re)pensar os clientes como vida e não somente como consumidores, fornecendo produtos e/ou serviços que gerem benefício e funcionalidades à sociedade.
Com o crescimento populacional mundial e a contínua e crescente pressão econômica e ambiental, alguns desafios que antes eram tratados no âmbito das empresas, passam a assumir novas dimensões. Por isso, é preciso focar na sustentabilidade e inovação como um modelo inteligente de fazer negócios e gerar valor.
Mas como uma empresa pode ser Ecoeficiente na prática?
Para que uma empresa se torne Ecoeficiente, são necessárias algumas ações, tais como:
- Projetar ambientes funcionais com aproveitamento natural de luz e ventilação;
- Utilizar energia limpa e renovável;
- Adotar iluminação de LED
- Reduzir e otimizar processos, utilizando tecnologia/inteligência artificial e aderindo a certificações de qualidade;
- Implantar sistema circular de (re)utilização da água;
- Implantar economia circular, sobretudo pós-venda;
- Adaptar processo para Logística Reversa;
- Buscar desenvolver a economia local, através de contratação de fornecedores locais, com geração de emprego e renda e otimização de transporte e logística;
- Avaliar a cadeia de fornecedores, formando rede mais limpa e consciente;
- Utilizar materiais nas construções oriundos de processos menos danosos ao meio ambiente
- Política de substituição de equipamentos antigos e/ou poluentes por tecnologia mais sustentável;
- Investir em responsabilidade social;
- Investir e implantar projetos de preservação do meio ambiente;
- Etc.
Tornar-se Ecoeficiente é estar atento às mudanças que o mercado aponta, tendo como base a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia, por meio da inteligência artificial.
As empresas precisam fazer, de forma efetiva, a junção entre economia e meio ambiente (ecoeficiência), entendo a sustentabilidade como forma de criar valor e significado à sociedade, além de manter a perenidade e adaptabilidade de seu negócio, principalmente, neste mundo, cada vez mais acelerado, disruptivo e líquido.
Você já pensou em implantar práticas sustentáveis em sua empresa?
Teremos muito orgulho em auxiliar sua empresa neste processo!
Dra. Gisele Victor Batista
Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono
www.harpiameioambiente.com.br | giselevictorbatista@gmail.com