A resposta para esta pergunta é muito mais complexa do que parece. Pensamento friamente no assunto, pode ser viável como pode não ser.
Quando você solicita crédito como pessoa física, em geral você recebe o famoso Crédito Pessoal. A taxa média desta modalidade de crédito fica em torno de 6,08%, de acordo com a revista Exame. Então, neste caso, você precisa encontrar um ou vários investimentos que ofereçam pelo menos uma taxa de 6,08%. Para obter uma taxa de retorno alta, pende-se para investimentos que são voláteis, ou seja, com um alto risco de perda.
Já para pessoa jurídica, o cenário pode complicar, pois normalmente as instituições financeiras solicitam um motivo para a disponibilização do crédito. Conforme falamos no post sobre a importância do bom relacionamento com as instituições financeiras, não deve-se omitir esta informação pois pegar crédito para investimento como pessoa jurídica precisa ter uma taxa de retorno maior a taxa do empréstimo, que no cenário atual e no futuro próximo fica praticamente inviável.