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É preciso lógica e constância para que a estratégica aconteça

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É preciso lógica e constância para que a estratégica aconteça
Criado em 10 MAR. 2021
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A loucura do início do ano gera uma ansiedade em relação a estratégia.

A pandemia faz você rever os plano a cada nova onda.

Preciso replanejar? Como vou fazer isso? Qual o primeiro passo?

Nesse post eu lhe apresentando dicas, alinhando BSC - Balanced Scorecard, uma famosa metodologia de planejamento estratégico e a aplicação no seu dia-dia.

Vale destacar que uma das dores de equipes é adotar modelos estratégicos pesados e sem lógica de aplicação, tornando inviável ao seu dia-dia, por isso organizei dicas para aplicação no seu negócio, indiferente do tamanho.

1 - Identifique o propósito do seu negócio, e isso muitas vezes tem a ver com o propósito de você empreendedor, que também precisa estar alinhado, gerando comprometimento com as metas que serão definidas.

Adote uma frase que represente a missão de seu negócio?

Tudo que você planejar, a partir de agora, deve ser alinhado a seu propósito.

Ex: Oferecemos soluções alimentares que melhorem a qualidade de vida de famílias brasileiras.

Desenvolvemos a capacidade de aprendizado de equipes, melhorando seus resultados

2 - O propósito bem definido, facilita na definição do que chamamos de Visão, essa frase representa o futuro esperado da organização.

Ex: Buscamos ser reconhecidos como a empresa destaque no interior do Paraná, em transporte público.

3 - Esses pontos acima são o ponto de partida para toda e qualquer estratégia, por isso, agora deve ser o momento de pensar nas áreas que não pode deixar de planejar, sugeridas pelo BSC:

  • Financeira: O que quero alcançar em perspectiva financeira? Aqui pode ter aumento de lucro, redução de custos, diferentes percepções relacionadas a finanças.

  • Clientes: Na área cliente devemos levantar o que buscamos nessa perspectiva, aumentar área de abrangência? Ticket médio de cliente? Aumento de perfil específico de cliente?

  • Processos Internos: Nos processos internos observamos toda e qualquer ação relacionada a melhoria interna, seja investimento em definir processos, adquirir novas ferramentas internas.

  • Aprendizado e Crescimento: O BSC sugere sempre adotar perspectivas de aprendizado, como abertura de turmas, investimento em capacitação e ações de Pesquisa e Desenvolvimento.

4 - Definir objetivos: Para cada área, se define objetivos parametrizados:

  • Ex: Na perspectiva cliente:

    • Aumentar em 50% os novos clientes.

5 - Melhore os objetivos do item 4, adotando parâmetros:

Ex: aumento de 50% : ótimo - Parabenizar a equipe

aumento de 50% á 40%: Regular - Abordar em reunião semestral.

Aumento de menos de 40%: Ruim - Comunicar imediatamente os envolvidos e definir plano de contingência.

6 - Para o item 5, detalhe: A forma de coleta dos indicadores e periodicidade de coleta e análise, deve ser definida previamente, assim como os responsáveis.

7 - Monitorar gera constância: A constância é fundamental no monitoramento, quando mais coletas e análise forem realizadas, mais maduro o processo ficará.

Tenha um plano de comunicação dos resultados, que pode ser simples ou mais formal, por ferramentas e dashboard em tempo real, ou planilhas e discussões.

Adote formatos viáveis para seu negócio e busque a cada análise avaliar qual decisão deve ser tomada.

E ai, gostou das dicas? 

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