A loucura do início do ano gera uma ansiedade em relação a estratégia.
A pandemia faz você rever os plano a cada nova onda.
Preciso replanejar? Como vou fazer isso? Qual o primeiro passo?
Nesse post eu lhe apresentando dicas, alinhando BSC - Balanced Scorecard, uma famosa metodologia de planejamento estratégico e a aplicação no seu dia-dia.
Vale destacar que uma das dores de equipes é adotar modelos estratégicos pesados e sem lógica de aplicação, tornando inviável ao seu dia-dia, por isso organizei dicas para aplicação no seu negócio, indiferente do tamanho.
1 - Identifique o propósito do seu negócio, e isso muitas vezes tem a ver com o propósito de você empreendedor, que também precisa estar alinhado, gerando comprometimento com as metas que serão definidas.
Adote uma frase que represente a missão de seu negócio?
Tudo que você planejar, a partir de agora, deve ser alinhado a seu propósito.
Ex: Oferecemos soluções alimentares que melhorem a qualidade de vida de famílias brasileiras.
Desenvolvemos a capacidade de aprendizado de equipes, melhorando seus resultados
2 - O propósito bem definido, facilita na definição do que chamamos de Visão, essa frase representa o futuro esperado da organização.
Ex: Buscamos ser reconhecidos como a empresa destaque no interior do Paraná, em transporte público.
3 - Esses pontos acima são o ponto de partida para toda e qualquer estratégia, por isso, agora deve ser o momento de pensar nas áreas que não pode deixar de planejar, sugeridas pelo BSC:
Financeira: O que quero alcançar em perspectiva financeira? Aqui pode ter aumento de lucro, redução de custos, diferentes percepções relacionadas a finanças.
Clientes: Na área cliente devemos levantar o que buscamos nessa perspectiva, aumentar área de abrangência? Ticket médio de cliente? Aumento de perfil específico de cliente?
Processos Internos: Nos processos internos observamos toda e qualquer ação relacionada a melhoria interna, seja investimento em definir processos, adquirir novas ferramentas internas.
Aprendizado e Crescimento: O BSC sugere sempre adotar perspectivas de aprendizado, como abertura de turmas, investimento em capacitação e ações de Pesquisa e Desenvolvimento.
4 - Definir objetivos: Para cada área, se define objetivos parametrizados:
Ex: Na perspectiva cliente:
Aumentar em 50% os novos clientes.
5 - Melhore os objetivos do item 4, adotando parâmetros:
Ex: aumento de 50% : ótimo - Parabenizar a equipe
aumento de 50% á 40%: Regular - Abordar em reunião semestral.
Aumento de menos de 40%: Ruim - Comunicar imediatamente os envolvidos e definir plano de contingência.
6 - Para o item 5, detalhe: A forma de coleta dos indicadores e periodicidade de coleta e análise, deve ser definida previamente, assim como os responsáveis.
7 - Monitorar gera constância: A constância é fundamental no monitoramento, quando mais coletas e análise forem realizadas, mais maduro o processo ficará.
Tenha um plano de comunicação dos resultados, que pode ser simples ou mais formal, por ferramentas e dashboard em tempo real, ou planilhas e discussões.
Adote formatos viáveis para seu negócio e busque a cada análise avaliar qual decisão deve ser tomada.
E ai, gostou das dicas?