Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

É preciso impulsionar o comércio local

avatar JULIANA JULIO CHAVES
Juliana Julio Chavesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
É preciso impulsionar o comércio local
Criado em 03 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As atividades de comércio de bens e prestação de serviços possuem grande relevância na economia brasileira, juntos, resultam em aproximadamente 70% do valor adicionado ao PIB.  

O comércio é um importante setor, pois, transaciona em diversos mercados, agrega valor e identidade local, bem como contribui fortemente na geração de renda. Está presente na alimentação, medicamentos, vestuário, minimercados, acessórios para veículos, bebidas, cosméticos etc.

É um setor muito sensível aos movimentos da economia, em uma crise, como é o presente momento, há expressiva queda no faturamento das empresas deste setor e consequentemente na arrecadação governamental. Desta forma, uma economia aquecida, com circulação de dinheiro, resulta em um círculo virtuoso da economia local. Pessoas consumindo no comércio local resultam no fortalecimento da economia, dinamismo do mercado, aumento na geração de emprego, crescimento do poder de compras das famílias, maior arrecadação de tributos, e, investimentos que proporcionam o desenvolvimento local.

Diante isso, é notória a necessidade de esforços por parte dos governantes e instituições, para apoiar os empresários do setor, seja nas políticas de redução da informalidade, capacitações, programas para incentivar e fortalecer o comércio local.

Como é possível impulsionar e promover os comerciantes de um município?

Separei algumas dicas de como prefeituras e instituições de apoio, poderão auxiliar os comerciantes para impulsionar seus negócios.

  1. Mapear o consumo: o novo normal certamente trará diversas modificações no consumo da sociedade, seja por hábitos mais saudáveis, preocupação com o meio ambiente, entre outros. Com isso, cabe aos governantes direcionar os empreendedores, com estudos que identifiquem as necessidades de consumo das famílias, empresas, turistas, etc., proporcionando oportunidades de geração e expansão dos negócios.
  2. Conhecer as necessidades do comércio local: é de extrema relevância que os governantes conheçam as necessidades e dificuldades, para que se possa criar políticas públicas eficazes aos comerciantes.
  3. Melhorar a infraestrutura: investimentos urbanos são necessários para o comércio, pois, iluminação pública, limpeza, estacionamento nas vias públicas, segurança pública são atrativos que agregam valor ao comércio e incentivam os comerciantes a manterem seus negócios operando.
  4. Qualificar o empresário: o poder público, em parceria com instituições de apoio, como o SEBRAE, poderá qualificar o empresário com capacitações para gestão das empresas com intuito da sustentabilidade aos seus negócios.
  5.  Promover campanhas de incentivo ao comércio local: é necessário estabelecer campanhas que promovam o estímulo de compras nos comércios locais. Inclusive, a própria prefeitura priorizar as compras públicas das empresas lotadas no município.
  6. Promover eventos locais: como forma de atrair turistas e gerar fluxo de consumo, é primordial promover festas com produtos locais, feiras, festivais, exposições, fomentando a economia.

Iniciativas como essas agregam valor aos comerciantes, propiciam a sustentabilidade do comércio, são eficazes na geração de riqueza e no desenvolvimento local.

Além das medidas governamentais, você pode fazer a sua parte, ao realizar suas compras nas empresas locais, com isso, você vai ajudar o comércio a sobreviver neste momento de crise.


Gostou? Deixa um like

Até a próxima!

avatar JULIANA JULIO CHAVES
Juliana Julio Chaves
Economista, especialista em Gestão Financeira e Gestão Pública. Atua como Educadora Financeira e proprietária da Geoturn Engenharia. favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3851 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas