Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

É preciso cuidar de quem cuida da gente

avatar THAIENE VERYDOMAR DE SOUZA
Thaiene Verydomar De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
É preciso cuidar de quem cuida da gente
Criado em 14 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A volta às aulas pode parecer distante quando levamos em conta o atual cenário da pandemia no Brasil, mas o assunto levanta algumas reflexões necessárias. Seja no próximo mês, semestre ou ano, em algum momento as aulas presenciais serão retomadas, e precisamos preparar pais, alunos e professores para esse momento.

E aqui vamos falar especificamente sobre os professores. Como garantir que nossos mestres estejam bem, emocional e fisicamente, para retornar às aulas depois de um período tão estressante? Como eles precisam se sentir para receber bem os alunos?

É importante, nesse momento, cuidarmos daqueles que cuidam de nós e são responsáveis pela formação educacional da nossa próxima geração. Aqueles que têm o ensino como vocação e sentem o fardo da pandemia de diversas formas, e a maior delas talvez seja o constante exercício da empatia: com estudantes com dificuldades com o ensino a distância, com colegas exaustos, com pais que buscam conselhos em meio à desinformação.

Por isso, pensar na preparação para retomada das atividades sob a ótica da saúde é apenas um lado da moeda. Temos também que garantir hoje, em plena pandemia, o suporte adequado para que nossos professores se mantenham bem.

Isso inclui fornecer conhecimento técnico para que eles extraiam o melhor do ensino a distância e incentivar o desenvolvimento de novas competências. Mas sem dúvidas o mais importante é estimular o cuidado com a saúde mental e a atenção redobrada com o estado emocional daqueles que lecionam.

Um professor que hoje sofre com os impactos emocionais e profissionais causados pela pandemia, e que não tem a rede de apoio necessária, poderá ter dificuldades para se sentir seguro e pronto para a retomada das aulas presenciais.

Enquanto cuidamos da crise de saúde pública que é a pandemia de coronavírus, temos também que cuidar daqueles que cuidam de nós para garantir a educação do Brasil pós-pandemia.

Como podemos garantir o bem-estar dos professores hoje e prepará-los para o retorno das aulas? Como podemos dar mais segurança para a eventual retomada de aulas e quando ela deveria ocorrer? Deixe sua opinião nos comentários!

avatar THAIENE VERYDOMAR DE SOUZA
Thaiene Verydomar De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2031 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?