A volta às aulas pode parecer distante quando levamos em conta o atual cenário da pandemia no Brasil, mas o assunto levanta algumas reflexões necessárias. Seja no próximo mês, semestre ou ano, em algum momento as aulas presenciais serão retomadas, e precisamos preparar pais, alunos e professores para esse momento.
E aqui vamos falar especificamente sobre os professores. Como garantir que nossos mestres estejam bem, emocional e fisicamente, para retornar às aulas depois de um período tão estressante? Como eles precisam se sentir para receber bem os alunos?
É importante, nesse momento, cuidarmos daqueles que cuidam de nós e são responsáveis pela formação educacional da nossa próxima geração. Aqueles que têm o ensino como vocação e sentem o fardo da pandemia de diversas formas, e a maior delas talvez seja o constante exercício da empatia: com estudantes com dificuldades com o ensino a distância, com colegas exaustos, com pais que buscam conselhos em meio à desinformação.
Por isso, pensar na preparação para retomada das atividades sob a ótica da saúde é apenas um lado da moeda. Temos também que garantir hoje, em plena pandemia, o suporte adequado para que nossos professores se mantenham bem.
Isso inclui fornecer conhecimento técnico para que eles extraiam o melhor do ensino a distância e incentivar o desenvolvimento de novas competências. Mas sem dúvidas o mais importante é estimular o cuidado com a saúde mental e a atenção redobrada com o estado emocional daqueles que lecionam.
Um professor que hoje sofre com os impactos emocionais e profissionais causados pela pandemia, e que não tem a rede de apoio necessária, poderá ter dificuldades para se sentir seguro e pronto para a retomada das aulas presenciais.
Enquanto cuidamos da crise de saúde pública que é a pandemia de coronavírus, temos também que cuidar daqueles que cuidam de nós para garantir a educação do Brasil pós-pandemia.
Como podemos garantir o bem-estar dos professores hoje e prepará-los para o retorno das aulas? Como podemos dar mais segurança para a eventual retomada de aulas e quando ela deveria ocorrer? Deixe sua opinião nos comentários!