Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

É possível começar um negócio com um empréstimo?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
É possível começar um negócio com um empréstimo?
Criado em 15 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muitas pessoas querem abrir um negócio, mas não têm capital suficiente para investir. Mesmo sem recursos para começar, é possível ir atrás dos sonhos e conseguir crédito para abrir uma empresa. Com um bom planejamento, é possível ter uma injeção de capital inicial, para que o negócio decole e caminhe por si só.


Há diversas linhas de créditos que são concedidas por instituições financeiras para variados tipos de negócios. É necessário que esse valor seja condizente com as intenções e a área de atuação. Um cálculo básico é que esse montante não ultrapasse 25% do lucro líquido que se espera adquirir com o funcionamento da empresa.


Contar com um empréstimo para abrir um negócio é o que muitos precisam para começar a operar. Com o valor, é possível levantar capital de giro, comprar mercadorias ou mesmo investir em equipamentos para que a empresa comece a funcionar.


É essencial fazer todos os cálculos para entender quanto o negócio precisa para atuar.


Os tipos de empréstimos variam. Como a empresa não terá ainda um nome no mercado, dá para adquirir um empréstimo pessoal para investir na empresa. Nesse caso, o crédito é dado a uma pessoa física. Essa é uma opção para o início de um negócio.


Muitas instituições financeiras apoiam e oferecem crédito para quem atua como Microempreendedor Individual (MEI). A vantagem é conseguir juros mais baixos para tanto. É necessário verificar com a instituição escolhida as opções quanto aos valores e ao tempo para o pagamento.


O que o empreendedor precisa ter é um bom plano de negócio, para que o planejamento esteja estruturado tanto em curto e médio como em longo prazo. Com os objetivos traçados, ficam mais claros os pontos fortes e fracos do negócio para que se conquiste as metas, inclusive as financeiras.


Deve-se fazer uma análise completa do mercado e entender qual vai ser exatamente o nicho de atuação do negócio. O público-alvo precisa estar claro para que se trace um plano operacional e financeiro. É imprescindível que se faça uma previsão de cenários variados sobre o que pode ocorrer nos meses que estão por vir.


Esse planejamento demonstrará quanto de capital será necessário investir para o início do funcionamento do negócio. Com uma previsão de faturamento mensal, é possível entender quanto de parcelas de um empréstimo cabe no bolso da nova empresa. O cálculo de potencial de lucro se faz essencial para definir fluxo de caixa e capital de giro.


E você, tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?