Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

E de repente, ensinar a distância virou normal

avatar OLGA DA CONCEIÇÃO PINTO TSCHÁ
Olga Da Conceição Pinto Tscháfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
E de repente, ensinar a distância virou normal
Criado em 11 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

E, como num passe de mágica, de repente milhões de alunos ao redor do mundo tiveram que mudar a sua forma de aprender e os professores, a sua maneira de ensinar.

De repente os professores ficaram perdidos sem saber por onde começar e muitas dúvidas e incertezas pairavam no ar: Quando vamos repor as aulas? Como incluir todos os alunos neste novo método de ensinar?

De repente as informações não estavam mais alinhadas e a sensação era de que ninguém sabia por onde começar, então a ansiedade e o medo se instalou entre os professores porque sabiam que a sua missão era maior do que os desafios que estavam a se apresentar.

De repente tomaram consciência da necessidade de se reinventar, não apenas no modo de agir, mas também no seu modo de ser. Então embalados pela fala de Mario Sergio Cortella começaram a fazer o melhor com o que tinham, até terem condições de melhor fazer.

De repente vimos professores munidos de seus equipamentos, celulares, tablets e computadores partirem para a linha de frente e, com uso de tecnologias, iniciaram um novo processo de ensino, cientes de que mesmo não sabendo, o importante era fazer. 

De repente os professores estão ensinando por vídeo aulas; podcast; tutoriais; Lives; aplicando atividades onde a pesquisa e a busca de informações fazem parte do aprendizado.

De repente se percebe que neste novo método de ensinar, além da pedagogia da presença a pedagogia da alternância vai se instaurar.

De repente surge o professor com características e comportamentos empreendedores expressando sua criatividade, resiliência, comprometimento e autoconfiança, disposto a ser um mediador e principalmente orientador na aprendizagem, alicerçada pelas novas tecnologias, pois sabe que seu papel é criar novas possibilidades para ensinar e aprender.

De repente se percebe que estamos numa transição em que o virtual e o real se misturam, complementando um ao outro. É a Educação 4.0 chegando, fazendo o ensino de forma interativa, onde o aluno aprende colocando a mão na massa, vivenciando, experimentando, se utilizando de plataformas digitais, adquirindo e desmistificando a linguagem computacional, ligando todos os conceitos vividos ou aprendidos na escola e na vida real.

De repente o docente virou um professor de ensino a distância, que está mais conectado, atualizado e tem a tecnologia a sua disposição, fazendo com que o seu papel passe por grandes transformações. E, assim, tudo que era novo se torna atual. Até os alunos que já nasceram nesta era digital, perceberam que com a tecnologia também podem aprender de forma natural... enfim, de repente se percebe que ensinar a distância, virou o novo normal.


Olga Tschá, Mestre em Economia Regional, Consultora, facilitadora e palestrante nas áreas: Gestão Estratégica, Empreendedorismo e Educação Empreendedora.

avatar OLGA DA CONCEIÇÃO PINTO TSCHÁ
Olga Da Conceição Pinto Tschá
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1965 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?