Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

É contando boas histórias que nos aproximamos de nossos clientes

avatar VIVIAN SCHLEMM DE ALBUQUERQUE
Vivian Schlemm De Albuquerquefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
É contando boas histórias que nos aproximamos de nossos clientes
Criado em 05 MAI. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

(foto: unsplash/Dmity Ratushny)

De olho no poder do storytelling, empresas vêm ganhando espaço no mercado ao contarem suas histórias e gerarem conexão com seus públicos

Você já parou para pensar sobre o que leva uma pessoa a querer fazer negócio com a sua empresa? Técnicas de vendas e negociação ajudam. Neuromarketing, neurovendas, também. Mas tem um outro ponto bem importante nesta relação ao qual nem todas as empresas costumam se atentar: uma boa e bem contada história gera conexão.

Há aquelas compras que são feitas por necessidade. Precisamos de sabonete para o banho, de sal para a comida. E compramos de uma forma mais simples. Precisamos de um carro, de um celular, mas escolhemos e pensamos antes de comprar. E por que compramos de determinada marca e não de outra? Será que é só mesmo uma questão de preço, de modelo... ou tem algo mais?

Uma coisa parece certa. Mesmo nas compras mais triviais há algo muito além do preço que nos faz decidir entre um produto ou serviço; ou outro. Há quem pense que é o quanto se investe em marketing. E isso pode até influenciar numa compra. Mas é a história que é contada seja nos meios de marketing, seja no boca a boca, seja no site ou nas matérias de jornais ou mídias sociais que faz a diferença.

Hoje o que o consumidor quer é conexão emocional. Ele quer se identificar com a empresa e os produtos que ela vende. Não quer mais apenas atender a uma necessidade, mas realizar um desejo. E isso vai sim desde o iogurte porque ajuda a melhorar a performance nos esportes ou tem um projeto social com crianças de comunidades carentes; até produtos veganos em embalagens totalmente recicláveis - daquela moça que se incomodou ao ver o lixo nos parques da cidade onde morava; e o carro que polui menos o ambiente por conta da tecnologia embarcada.

Desde que éramos pequenos gostávamos de ouvir histórias. E isso vem desde as primeiras populações sobre a terra. Contar histórias é uma forma de gerar laços e mantê-los ao longo do tempo. E é isso que as marcas grandes ou pequenas estão descobrindo com o uso do tal do storytelling, que nada mais é do que justamente criar conteúdos com o objetivo de não apenas transmitir uma mensagem, mas de desenvolver uma conexão baseada na emoção.

As empresas deixaram de vender produtos e vendem soluções. Soluções estas que resolvem suas dores, ajudam a atingir seus objetivos, enfrentar seus principais desafios ou atender seus maiores desejos. E vejam só que legal, revelam que são gente como a gente. Que seus produtos têm uma história envolvida. Que alguém pensou com carinho no que está oferecendo. E não mais apenas no preço, na qualidade, na rapidez de entrega, antes tão somente valorizados.

Quer vender não só mais, como também melhor? Crie sua história e seja verdadeiro ao contá-la. Acredite em tudo o que conta aos seus clientes, porque usar o storytelling é como unir e emocionar pessoas em torno não só do seu produto, mas de uma causa.

avatar VIVIAN SCHLEMM DE ALBUQUERQUE
Vivian Schlemm De Albuquerque
Marketing e Vendas - Vias Consultoresfavorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7433 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?