Muita coisa mudou nestes quase dois anos de pandemia, principalmente a forma como consumimos. Com muitas lojas fechadas por tempo indeterminado e a necessidade de respeitar as medidas de restrição, tanto varejistas, quanto consumidores, recorreram ao e-commerce para continuar vendendo e comprando, respectivamente, impulsionando o comércio eletrônico como nunca antes no Brasil, inclusive em datas comerciais movidas por descontos como Dia das Mães, Natal e Black Friday.
A pesquisa Comunicação e acompanhamento fazem a diferença na experiência de compra do cliente, realizada pela Infobip e encomendada pelo International Data Corporation (IDC), revelou que mais de 80% dos consumidores brasileiros atualmente compram através da internet, e sua primeira experiência foi durante o período de isolamento social.
Dentre os setores que mais venderam online durante esse período, destacam-se lojas de roupas e calçados (76,3%), aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos (68,9%) e cosméticos e perfumaria (57,5%). Até os estabelecimentos que vendem materiais de construção encontraram espaço no e-commerce (16,4%), uma vez que a demanda desses produtos aumentou bastante durante esse período em que as pessoas passaram mais tempo em casa.
O estudo ainda estima que as vendas online podem crescer em até 20% no pós-pandemia. A expectativa é de que o e-commerce atraia cada vez mais consumidores, uma vez que trouxe inúmeras facilidades para quem quer comprar e vender de forma prática pela internet. A Black Friday, que acontecerá em novembro, promete bater recorde este ano, animando lojistas e o público, que sempre encontra produtos com bons preços em comparação com o resto do ano, principalmente nas lojas online.
Hoje, há inúmeras formas de levar seus produtos até os usuários da internet, incluindo o marketplace de várias redes sociais e até aplicativos, como o WhatsApp, que hoje serve como um canal de vendas. Dá para enviar ofertas, tirar dúvidas, informar sobre o andamento de entregas e estabelecer um verdadeiro relacionamento com os clientes.
Oferecer uma boa experiência para o cliente tem se tornado o objetivo para todos aqueles que comercializam produtos e serviços através da internet. Não é possível gerir um negócio de forma aleatória, pois o e-commerce exige planejamento, adaptação e entendimento do mundo digital, que oferece cada vez mais possibilidades para quem busca estabelecer uma presença online.
A pandemia é passageira, mas as mudanças que causou não vão desaparecer tão rapidamente. O e-commerce oferece várias vantagens para quem quer comprar e vender pela internet e conseguir ganhar força, mesmo em um conturbado cenário econômico.