Dúvidas PBQP-h
avatar MARIA DO ROCIO BOGUS

MARIA DO ROCIO BOGUS

06 ago. - Tempo de leitura: 3 minutos
thumb_up_alt

Primeiramente quero parabenizar o Sebrae pela iniciativa em abrir esta comunidade, onde temos espaço para trocarmos ideias e ver o que a de melhor neste mercado da construção civil.

Hoje vou sanar um pouco as dúvidas das empresas e descrever a importância em atender os requisitos determinados no regimento geral ¿ Regimento Específico de Especialidade Técnica Execução de Obras - PBQP-h Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat ¿ SIAC Sistema de Avaliação de Conformidades de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil.

O regimento só vem para beneficiar a Construtora. De que forma? Simples!

As construtoras, não se dão conta que já aplicam a maioria dos requisitos do Programa PBQP-h, porém, apenas não evidenciam as atividades realizadas.

Portanto, a partir do momento que as construtoras passam a registrar as atividades, inspeções, entregas e demais requisitos, terão mais controles em relação as obras, facilitando, inclusive a implantação do PQBP-h. Assim, observando e mantendo esse controle, todas as solicitações dos clientes são registradas de maneira formal, evitando transtornos devido a comunicação.

Um dos grandes desafios de qualquer empresa, é a comunicação, sendo assim, quando registradas as solicitações, gera a evidência e a oportunidade para elucidar ou contrapor o que é questionado.

Muitas construtoras acreditam que o fato de serem pequenas empresas, muitas, inclusive, familiares, torna inviável a aplicabilidade do PQBP-h, entretanto, essa é uma visão incorreta, tendo em vista que o porte da empresa não importa, pois gerenciando e mantendo o controle consequentemente os resultados serão explícitos, tanto financeiro como na qualidade da obra.

Essa importância no controle reflete em menos desperdício de materiais e tempo, evitando a necessidade de que seja refeito qualquer tipo de trabalho já realizado, elevando, assim, a qualidade da obra, fazendo do empreendimento, independente do tipo, tamanho, localização, um projeto de muito sucesso e satisfação para os clientes.

Desta forma, o programa de qualidade vem só para agregar melhorias, fazendo com que as construtoras, além de participar dos programas de apoio financeiro, possam também usufruir dos resultados.

Um imóvel é o sonho de muitos e a construtora faz parte deste sonho, em virtude disso esta tem uma grande responsabilidade ao torná-lo real e palpável, pois quanto melhor a obra, maior a confiabilidade entre clientes e, consequentemente, evita qualquer dissabor futuro em caso de necessidades de reparos.

Em breve abordarei um pouco outra grande dúvida comum das construtoras, que é sobre as garantias e VUP Vida Útil do Projeto. Assunto este, que na minha visão, traz uma nova perspectiva, não só para as construtoras como, também, para os clientes, no tocante as responsabilidades e obrigações de ambos, inclusive de fornecedores.

Agradeço novamente a oportunidade, e espero que este pequeno artigo possa ter motivado a um novo direcionamento ou, simplesmente, elucidado alguma dúvida.

Maria do Rocio Bóguz - Consultora/Auditora - (41) 99163-1537

Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?