O dumping é a prática de vender mercadorias/serviços por preços abaixo dos valores de mercado com a intenção de eliminar a concorrência. Praticado sobretudo por vendedores externos para conquistar uma fatia maior de mercado.
Podemos classificar três tipos de dumping:
Países que possuem mão de obra barata tendem a ter produtos com custos mais baixos em mercados estrangeiros. São acusados por outros países de praticarem dumping social, atingindo o bem estar de seus colaboradores para conquistar mercados estrangeiros.
Quando as empresas precisam colocar excedentes de produção por valores mais baixos em outros países para não prejudicar o mercado interno.
Com o único intuito de prejudicar a concorrência em outros países, as empresas vendem abaixo do preço de mercado no exterior e aumentam os preços no mercado interno para acrescentara receita perdida na exportação.
As práticas de dumping são consideradas concorrência desleal e quando um produto é identificado nessa prática, ele geralmente é sobretaxado. Isso é o que chamamos de direto antidumping.
Mas esse é um assunto para uma próxima postagem.
Não se esqueça de clicar em "participar" da Comunidade Ambientes de Inovação, logo abaixo!