Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Double Diamond

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Double Diamond
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 07 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já ouviu falar em Double Diamond? Essa é metodologia de design thinking que tem sido cada vez mais adotada por empresas para solucionar problemas de forma criativa e inovadora

Essa abordagem coloca o usuário no centro do processo criativo, o que significa que antes de criar um produto, processo ou serviço, é preciso compreender as necessidades e desejos dos consumidores. Para isso, o processo metodológico é dividido em quatro etapas: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega.



Na primeira etapa, da Descoberta, é necessário explorar e perceber a existência de um problema. Isso envolve conhecer melhor o público-alvo, identificar oportunidades e entender as dores e necessidades dos usuários. Nessa fase, tudo é válido: desde entrevistas e pesquisas até a realização de dinâmicas e observação de comportamentos.


Já na etapa de Definição, o foco é compreender com clareza o problema e definir um ponto de partida para a criação das soluções. É importante ter uma equipe multidisciplinar nessa fase, para garantir que a solução que será criada atenda as necessidades do público-alvo e seja viável do ponto de vista técnico, mercadológico e financeiro.


Com a base criada, é hora de partir para a etapa de Desenvolvimento. Nessa fase, as ideias são transformadas em protótipos e testadas. É importante criar soluções que possam ser testadas com o público, para garantir que o que foi criado atenda de fato às expectativas e necessidades dos usuários.


Por fim, na etapa de Entrega, a solução é implementada e avaliada. É importante ter em mente que essa etapa não é o fim do processo: é necessário continuar ouvindo o feedback dos usuários para realizar ajustes e melhorias na solução criada e garantir o potencial de inovação constante.



O Double Diamond é uma metodologia flexível e criativa, que pode ser aplicada em diferentes áreas e setores. Ao adotar essa abordagem, as empresas têm a chance de criar soluções mais eficientes e inovadoras, que realmente atendam à necessidades e desejos de potenciais clientes e usuários.



E aí, gostou de conhecer mais sobre o Double Diamond? 

Se você busca inovar na sua empresa e criar soluções que realmente façam a diferença, essa pode ser uma abordagem valiosa para adotar!


Se quiser saber mais, comente, pergunte...

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios