A startup brasileira Ribon foi selecionada pela Fundação Bill & Melinda Gates como uma das dez soluções mais criativas e inovadoras do mundo na área de doação para caridade, filantropia e apoio humanitário. A empresa foi a única solução em língua não-inglesa a figurar entre os dez primeiros colocados. Na seletiva de startups de 2021 no total, 363 projetos se candidataram para análise dos avaliadores do desafio, que também contou com a curadoria do estúdio de design IDEO.
Rafael Rodeiro, de 21 anos, ainda na faculdade, pensou em um formato de ferramenta (aplicativo), ávido por fazer algo relacionado à caridade e causas sociais, e ao público-alvo: os Millennials. O jovem chamou dois amigos Carlos Menezes e João Moraes, e eles traçaram um plano de negócios juntos. Era 2016. O início da Ribon.
Essa startup conecta pessoas a carreiras por meio de plataformas móveis e moedas virtuais (o nome vem de Ribbon, "fita" ou "laço" em inglês). Detalhes: os usuários que doam não tiram nem um centavo do bolso. Raphael, o CEO de 24 anos, disse: "A geração do milênio não concorda com o tipo de comportamento caritativo das gerações anteriores. Entendemos que essa atitude não é apenas uma responsabilidade, mas também um prazer. Então, criamos um diferente experiência agradável de doação. "Funciona assim: você baixa o aplicativo e tem acesso a histórias positivas, inspiradoras, garimpadas em sites de notícias (um ser humano da equipe responde por esse filtro). Um clique num botão abaixo de cada história garante 100 ribons, a tal moeda virtual; dá para turbinar o saldo engajando-se em campanhas que estimulam a postar stories no Instagram ou a convidar amigos a baixar o app. Daí, basta doar a uma organização sem fins lucrativos, (ONG/OSC) cadastrada: e os patrocinadores realizam a "mágica" de transformar ribons em dinheiro de verdade, destinado à instituição escolhida.
Iniciativas como a Ribon fazem a diferença no mundo, mais importante que simplesmente entregar um valor em dinheiro para uma instituição, mas sim a força de tornar acessível a ajuda ao próximo através de um aplicativo e sem a necessidade de envolvimento financeiro prévio é algo realmente incrível.
A inovação pode acontecer em todos os setores, basta ter alguém projetando o futuro e agindo agora!
Participe da Comunidade Ambientes de Inovação (clique logo abaixo, em "participar") e fique sempre bem informado/a!