Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Doação sem gastar um tostão!

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Doação sem gastar um tostão!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A startup brasileira Ribon foi selecionada pela Fundação Bill & Melinda Gates como uma das dez soluções mais criativas e inovadoras do mundo na área de doação para caridade, filantropia e apoio humanitário. A empresa foi a única solução em língua não-inglesa a figurar entre os dez primeiros colocados. Na seletiva de startups de 2021 no total, 363 projetos se candidataram para análise dos avaliadores do desafio, que também contou com a curadoria do estúdio de design IDEO.



Rafael Rodeiro, de 21 anos, ainda na faculdade, pensou em um formato de ferramenta (aplicativo), ávido por fazer algo relacionado à caridade e causas sociais, e ao público-alvo: os Millennials. O jovem chamou dois amigos Carlos Menezes e João Moraes, e eles traçaram um plano de negócios juntos. Era 2016. O início da Ribon.


Essa startup conecta pessoas a carreiras por meio de plataformas móveis e moedas virtuais (o nome vem de Ribbon, "fita" ou "laço" em inglês). Detalhes: os usuários que doam não tiram nem um centavo do bolso. Raphael, o CEO de 24 anos, disse: "A geração do milênio não concorda com o tipo de comportamento caritativo das gerações anteriores. Entendemos que essa atitude não é apenas uma responsabilidade, mas também um prazer. Então, criamos um diferente experiência agradável de doação. "Funciona assim: você baixa o aplicativo e tem acesso a histórias positivas, inspiradoras, garimpadas em sites de notícias (um ser humano da equipe responde por esse filtro). Um clique num botão abaixo de cada história garante 100 ribons, a tal moeda virtual; dá para turbinar o saldo engajando-se em campanhas que estimulam a postar stories no Instagram ou a convidar amigos a baixar o app. Daí, basta doar a uma organização sem fins lucrativos, (ONG/OSC) cadastrada: e os patrocinadores realizam a "mágica" de transformar ribons em dinheiro de verdade, destinado à instituição escolhida.


Iniciativas como a Ribon fazem a diferença no mundo, mais importante que simplesmente entregar um valor em dinheiro para uma instituição, mas sim a força de tornar acessível a ajuda ao próximo através de um aplicativo e sem a necessidade de envolvimento financeiro prévio é algo realmente incrível.


A inovação pode acontecer em todos os setores, basta ter alguém projetando o futuro e agindo agora!



Participe da Comunidade Ambientes de Inovação (clique logo abaixo, em "participar") e fique sempre bem informado/a!



avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1367 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?