Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Diversidade e inclusão no marketing

avatar PERSEU ADOLFO BASTOS GOMES
Perseu Adolfo Bastos Gomesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
 Diversidade e inclusão no marketing
Criado em 28 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ao vender seus produtos ou serviços para clientes em potencial, é importante que seus clientes se vejam refletidos em seu empreendimento. Sentir-se reconhecido e validado por sua empresa permite que potenciais parceiros, funcionários e clientes saibam que são bem-vindos para trabalhar com sua empresa. 


Como você pode realizar esse sentimento de aceitação? A resposta é simples: estratégias de marketing inclusivas.


O marketing inclusivo atua com a diversidade, prioriza a acessibilidade, fazendo com que sua empresa se destaque do resto. Os consumidores priorizam trabalhar com empresas cujos valores fundamentais se alinham aos seus!


Essa inclusão significa dar espaço para aqueles que são subrepresentados ou minorias, sendo uma estratégia inteligente para atingir as grandes massas considerando o poder de compradores de diferentes origens.

Diversidade, inclusão e a atualização empresarial


Os negócios devem ser sobre pertencer. Seja a indústria da beleza ou um varejo, é preciso mostrar que seu produto ou serviço atende às necessidades do cliente. 


Adotar a diversidade e a inclusão como princípio ajuda as marcas a se conectarem com elas. Essa conexão por meio de diversas vozes faz com que os clientes escolham uma marca em particular entre um grande número de alternativas. 


A responsabilidade social corporativa é grande e deve ser promovida em todo o mundo. No entanto, ainda não é o mesmo que o propósito da marca. O propósito da marca precisa estar relacionado ao que a marca está vendendo ou fornecendo, não sendo apenas uma tática de marketing isolada, ele deve ser incorporado dentro e fora da imagem e prática da sua marca. Em outras palavras, os consumidores precisam ver as marcas se comprometendo com seu propósito, em vez de apenas mencioná-los, por exemplo. 


Por exemplo, sua empresa pode criar um programa que estimula a criatividade inata de crianças, ajudando pais e professores a elevar a criatividade de seus filhos, posicionando-os como parceiros no processo de aprendizagem, em vez de simplesmente comprar lápis para crianças de determinada escola. Viu a diferença?

Quem é seu público-alvo?


Antes de mais nada, você precisa se lembrar de quem é seu público-alvo. Evite assumir que eles são, por padrão, fisicamente aptos ou todos pertencem a um grupo demográfico ou cultura específica


Tirar um tempo para expandir seu público-alvo é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Para isso:

  • Saiba o que os torna únicos;
  • Apoie sua diversidade para a inclusão;
  • Pense em suas necessidades de antemão;
  • Faça seus consumidores sentirem que sua marca realmente os respeita. 

Desta forma, seu público se sente especial e valorizado. Isso também ampliará o impacto das mensagens da sua marca.


Use uma linguagem inclusiva e culturalmente sensível (crie copywriting inclusivo)

Diversidade e inclusão se tornam temas secundários para as empresas - Mundo  Negro

A implementação de uma estratégia de marketing inclusiva requer o uso de uma linguagem culturalmente sensível. Seja nas campanhas de marketing de mídia social ou no conteúdo do seu site, a linguagem inclusiva é fundamental para se conectar com um público mais diversificado. Algumas expressões podem ser ofensivas e depreciativas para alguns de seus clientes em potencial. 


Além disso, tome cuidado com o uso de metáforas, pois elas podem ser específicas de uma cultura e nem sempre são compreendidas universalmente. Portanto, faça uma pesquisa para não cometer gafes!

Evite estereótipos


Você também precisa se abster de qualquer tipo de estereótipo. Inclusão é reconhecer que seus consumidores são únicos e têm suas próprias opiniões, crenças e atitudes. Não importa o que eles vestem, como eles se parecem ou como eles falam. 


Você precisa evitar fazer julgamentos rápidos e categorizar as pessoas em grupos. Isso traz preconceito e é algo que não tem espaço para inclusão.


Contrate uma equipe diversificada

Você precisa de diferentes perspectivas para aprender que existem diferentes maneiras de fazer as coisas. Por isso, é importante definir uma cultura adequada à sua empresa e ultrapasse os limites para que você não tenha pessoas com a mesma mentalidade com uma perspectiva singular e/ou origens e educações idênticas. 


Aponte para diversos caminhos de contratação e discuta abertamente os preconceitos nos estágios de planejamento de suas campanhas de marketing.


Olhe além

Encontre novos insights e perspectivas pesquisando seu público e entrevistando clientes. Você pode usar seus dados para explorar tendências. Isso garante que você não esteja simplesmente comercializando seu produto ou serviço para aqueles que se enquadram em personas restritas de comprador.


Trabalhe realmente pela diversidade e inclusão e promova ações reais, com impactos diretos nos seus consumidores, funcionários, fornecedores e toda a comunidade que interage com sua empresa!


Além disso, cultivar uma cultura inclusiva como prioridade da marca é uma expectativa do cliente. Assim, as empresas que acompanharem essa tendência farão a diferença e estarão no topo.


Sua empresa tem promovido ações inclusivas? Conte para a gente nos comentários! :)


avatar PERSEU ADOLFO BASTOS GOMES
Perseu Adolfo Bastos Gomes
Trabalho na elaboração de estratégias para lançamento e desenvolvimento de negócios, produtos e serviços inovadores desde 2009. Acredito que modelos de negócio são finitos, mas o propósito das empresas pode ser duradouro e fonte de inovação constante. Por isso, ajudo empresas a inovarem e a se reinventarem no modo como geram valor para a sociedade.favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2891 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?