Diversidade e inclusão, embora frequentemente confundidos, são conceitos distintos. A diversidade trata de variações e diferenças que podem incluir características visíveis, como idade, sexo, deficiência e origem étnica, ou quase invisíveis, como situação socioeconômica, estado civil e orientação sexual. Lori George Billingsley, diretora de diversidade da Coca-Cola, define o termo como “as diferenças que você pode ver ou descrever nas pessoas” [1].
A busca da diversidade se explica pelo interesse em um espaço de trabalho que reflita toda a população; mas, na maioria das vezes, quando as empresas falam de diversidade, focam em gênero ou etnia.
A inclusão está relacionada a um sentimento de pertencimento. É mais subjetiva. Inclusão é o que une diversos indivíduos em um todo. Uma definição, geralmente aceita, foi dada por Frederick Miller e Judith Katz [2]: "Inclusão significa criar um ambiente em que os funcionários compartilhem um sentimento de pertença, respeito mútuo, valorização por quem são e energia de apoio e compromisso de outros para que possam fazer o seu melhor trabalho"
Billingsley afirma que, “a inclusão é muito mais difícil de ser alcançada e medida porque se caracteriza em grande parte como uma mentalidade”. Mas, pode ser avaliada pela forma como os empregados são valorizados, respeitados, aceitos e incentivados a participar totalmente da organização”.
Quando a diversidade não é acompanhada da inclusão, as diferenças se destacam e todos saem perdendo. E o problema é comum. Entre 321 executivos de grandes companhias globais entrevistados pela Forbes, 65% disseram ter um plano para recrutar uma força de trabalho diversificada; mas apenas 44% tinham programas de retenção. Isso revela uma falha óbvia quando se trata de promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho [3].
Como a diversidade está ligada a representação demográfica, é relativamente fácil de mensurar; basta levantar os percentuais de participação dos diversos grupos no conjunto dos empregados. A inclusão é mais difícil de medir pois, em grande parte, é uma questão subjetiva que tem de ser avaliada pelos interessados. O instrumento de mensuração é, então, a pesquisa de clima. O público objeto do interesse deve apontar o quanto se sente integrado à equipe e ao trabalho.
Diversidade é levar para a festa.
Inclusão é convidar para dançar.
Referências
1. Brownlee, Dana. Por que confundir diversidade com inclusão no local de trabalho pode ser perigoso. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2019/09/por-que-confundir-diversidade-com-inclusao-no-local-de-trabalho-pode-ser-perigoso. Acesso em 24.09.20.
2. Miller, Frederick e Katz, Judith. The Inclusion Breakthrough. ReadHowYouWant; 16th ed. 2002.
3. Hyacinth, Brigette. Inclusão e diversidade são importantes. Entenda o motivo. Disponível em https://administradores.com.br/artigos/inclusao-e-diversidade-sao-importantes-entenda-o-motivo. Acesso em 24.09.20.