Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 07 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 

Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural


O número de pedidos de recuperação judicial por produtores rurais no Brasil registrou um aumento, totalizando 80 requerimentos entre janeiro e setembro de 2023. Esse número representa um aumento significativo de 300% em comparação a todo o ano de 2022, quando foram registrados apenas 20 pedidos. A elevação desses pedidos é atribuída principalmente às dificuldades financeiras enfrentadas pelos produtores, decorrentes do aumento de custos operacionais e perdas nas lavouras devido a intempéries climáticas.


Os produtores rurais, vem enfrentando um cenário marcado por fatores econômicos e climáticos adversos, têm recorrido à recuperação judicial como uma alternativa para lidar com as dificuldades financeiras. É importante destacar que essa opção é reservada exclusivamente para produtores rurais, considerando o alto risco envolvido na atividade agrícola. A perspectiva é de que essa tendência de aumento nos pedidos de recuperação judicial persista ao longo de 2024, apontando para um ambiente desafiador no setor agrícola brasileiro.


Esse cenário reflete não apenas as dificuldades específicas enfrentadas pelos produtores rurais, mas também destaca a necessidade de atenção às condições macroeconômicas e climáticas que impactam diretamente o setor agrícola do país. O aumento nos pedidos de recuperação judicial sublinha a importância de medidas de apoio e soluções estratégicas para enfrentar os desafios enfrentados pelos produtores diante do atual contexto vivido.


O aumento substancial nos pedidos de recuperação judicial por produtores rurais é uma preocupação para os micro e pequenos negócios no Paraná ligados à agricultura, pois indica um cenário desafiador. Essa tendência reflete dificuldades financeiras, podendo afetar diretamente os fornecedores locais desses produtores, gerando um impacto em cascata nos negócios de menor porte. A instabilidade financeira dos agricultores pode comprometer a demanda por serviços e insumos, ameaçando a estabilidade econômica dos micro e pequenos empreendimentos que são afetados por essa cadeia produtiva.




Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.


Até a próxima!





avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1561 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Tendências 2022-23: inspire-se com essas ideias do agronegócio!
08 jun. 2022Tendências 2022-23: inspire-se com essas ideias do agronegócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?