Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Dicas para você acertar na sua produção de vídeo

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Dicas para você acertar na sua produção de vídeo
Criado em 06 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quer criar um vídeo profissional que impressione seu público? É mais fácil do que você imagina.  É mais uma questão de sua técnica do que de suas ferramentas, então você não precisa gastar uma fortuna em equipamentos caros   você pode fazer ótimos vídeos com o que você tem agora, apenas prestando atenção em alguns detalhes importantes.


Se você deseja criar vídeos com aparência profissional para qualquer finalidade, esta lista incrível de dicas e práticas recomendadas ajudará você a melhorar a qualidade e o envolvimento de seus vídeos. Pronto para criar seu vídeo? 


Planeje seu vídeo com antecedência


Criar um vídeo não é apenas apertar o botão de gravação. Existem vários fatores que entram em jogo para fazer um vídeo se destacar entre outros. E acredite ou não, eles têm a ver principalmente com o quão bem você planeja seu vídeo antes de realmente criá-lo.


Invista em iluminação de qualidade


A iluminação faz uma grande diferença na qualidade de um vídeo profissional finalizado, portanto, faça disso uma das suas principais prioridades durante as filmagens. Se você não usar luz suficiente e bem posicionada, seu vídeo provavelmente parecerá amador, mesmo que seja ótimo em todos os outros aspectos.


O sol é uma das melhores fontes de luz para vídeo. Se você estiver filmando com luz natural, faça o possível para filmar de manhã ou à noite, quando a luz é mais suave. A luz do meio-dia vinda diretamente de cima pode lançar sombras duras em seus objetos, enquanto a luz da manhã e da noite é mais harmônica. Se você tiver que filmar no meio do dia, tente fazê-lo em um dia nublado ou encontre uma área com sombra para uma luz mais suave.


Se você estiver filmando em ambientes fechados, precisará ser mais intencional sobre os tipos de luzes que usa e onde as coloca. As janelas são uma boa fonte de luz natural. Você também pode usar uma lâmpada grande ou duas para lançar o tipo de luz que deseja.


Antes de "configurar'' suas fontes de luz, considere o efeito que deseja criar no vídeo. Você quer que o rosto do seu modelo fique totalmente iluminado (luz suave ou plana), ou você quer algumas sombras (luz dura)?


Use um fundo limpo


Seja deliberado sobre o plano de fundo que você usa para filmar. Nada parece menos profissional do que um fundo confuso. Uma maneira fácil de obter uma aparência profissional para o seu vídeo é usar um plano de fundo de cor sólida. 


Uma parede, um lençol ou uma folha grande de papel de parede são boas opções. Certifique-se de que seu objeto esteja a vários metros de distância do pano de fundo para evitar sombras sobre ele.


Também é uma boa ideia gravar um vídeo em um ambiente profissional: o local onde você realmente trabalha ou passa o tempo.


Tenha cuidado para não filmar com uma janela ou outra superfície refletiva no fundo da sua foto. Você pode inadvertidamente pegar a câmera no reflexo. Além disso, ter uma fonte de luz como uma janela atrás do assunto pode fazer com que o assunto pareça escuro e sombrio.


Atualize a qualidade do áudio


O áudio do seu vídeo pode melhorar ou prejudicar seu conteúdo, e há algumas coisas simples que você pode fazer para salvar a integridade da qualidade de áudio do seu vídeo.


A melhor maneira de capturar áudio é usar qualquer microfone que não seja o microfone embutido da sua câmera. Porque não importa quão bom seja o microfone embutido da sua câmera, ainda não é suficiente substituir um gravador de áudio externo dedicado.

Geralmente, existem três tipos de microfones que você pode usar:

  • Microfones condensadores;
  • Microfones dinâmicos;
  • Microfones de lapela (ou microfones de lapela).

Cada um é ideal para diferentes usos, então invista em um que faça seu trabalho.


Editando suas filmagens


Depois de gravar todas as filmagens do seu vídeo, é hora de começar a editá-las em um todo coeso. Esta pode ser uma tarefa assustadora, mas existem algumas dicas que podem ajudar a torná-la mais fácil:

  • Use transições: as transições ajudam a preencher a lacuna entre as diferentes tomadas e criam um fluxo suave entre as cenas. Há uma variedade de tipos de transição disponíveis, incluindo dissolves, wipes e fades.
  • Adicione música: a música pode ajudar a definir o tom do seu vídeo e torná-lo mais envolvente. Certifique-se de escolher a música que se encaixa no clima do seu vídeo.
  • Use gráficos e títulos: gráficos e títulos podem ajudar a adicionar interesse visual ao seu vídeo e apresentar aos espectadores o tópico do seu vídeo.


Exportando seu vídeo

Depois de terminar de editar seu vídeo, é hora de exportá-lo para que você possa compartilhá-lo com o mundo. Ao exportar seu vídeo, lembre-se de algumas dicas:

  • Formato de arquivo: o formato de arquivo que você escolher determinará onde seu vídeo pode ser reproduzido. Os formatos de arquivo mais comuns são MP4, AVI e MOV.
  • Resolução: a resolução do seu vídeo determinará a nitidez dele quando reproduzido. Resoluções mais altas parecem melhores, mas ocupam mais espaço.
  • Taxa de quadros: a taxa de quadros do seu vídeo determinará a suavidade do movimento. Taxas de quadros mais altas parecem melhores, mas podem tornar seu arquivo de vídeo maior.
  • Taxa de bits: a taxa de bits do seu vídeo determinará a qualidade do áudio e do vídeo. Taxas de bits mais altas resultam em melhor qualidade, mas ocupam mais espaço.


Promovendo seu vídeo


Quando você terminar de editar seu vídeo, é importante promovê-lo para que as pessoas possam vê-lo. Aqui estão algumas dicas para promover seu vídeo:

  • Compartilhe nas redes sociais: as redes sociais são uma ótima maneira de compartilhar seu vídeo com o mundo. Certifique-se de publicá-lo em todos os seus canais de mídia social e peça a seus amigos e seguidores para compartilhá-lo também.
  • Envie para sites de vídeo: existem vários sites onde você pode enviar seus vídeos para exposição gratuita. Alguns sites de vídeo populares incluem YouTube e Vimeo.
  • Incorpore-o em seu site: se você tiver um site, incorpore seu vídeo em sua página inicial para que os visitantes possam assisti-lo diretamente em seu site.

Para você, qual dessas dicas você vai experimentar primeiro? Você tem alguma ideia adicional sobre como deixar seus vídeos com uma ótima aparência? Conte-nos nos comentários abaixo!


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2858 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?