Não é incomum que aquele garçom ou caixa que te atendeu super bem da ultima vez no bar que você frequenta já não está mais lá.
Infelizmente, essa troca de equipe é mais comum do que imagina neste setor.
E, antes de começar a responsabilizar os donos e gestores deste estabelecimento, é necessário ter em mente que muitas pessoas trabalham em bar e restaurantes de forma temporária, enquanto termina a faculdade, ou como um trabalho extra de final de semana, etc. Eu mesma quando geria um bar tive um caixa que foi contratado e dois dias depois ele pediu para sair porque havia encontrado um emprego durante o dia!
Retenção de colaboradores, especialmente os bons colaboradores é um dos maiores desafios que donos/gestores de bar enfrentam em seu dia a dia.
E não existe uma receita de bolo mágica para ajudar nessa retenção. O que vou fazer aqui é dar algumas dicas de experiências que tive no setor e que deram certo para o perfil dos colaboradores que tínhamos.
Nem todos os estabelecimentos podem pagar uma comissão por venda, mas, essa é uma prática consolidada em diversos estabelecimentos para incrementar a renda da equipe de atendimento e, satisfação com a remuneração é um dos fatores que mais ajuda a reter pessoal. Eu vejo o comissionamento da equipe de atendimento como algo muito positivo, incentiva os colaboradores a prestarem mais atenção ao cliente, realizando um atendimento mais próximo, o que faz o cliente se sentir bem atendido e incentivado à fazer mais pedidos. O garçom pode usar essa proximidade que criará com os clientes para fazer sugestões de itens que poderão ser do interesse do cliente, inclusive, direcionar a sugestão à um item de maior valor do cardápio ou algum produto da meta de venda do estabelecimento, um cliente bem atendido está mais propenso a aceitar sugestões dos garçons.
O estabelecimento pode estipular metas de venda e não necessariamente a equipe ganhará um valor monetário. Se caso durante o mês ele seja o maior vendedor de torres de chopp do bar, ele ganha duas torres para beber com os amigos no dia da sua folga. Pode ser algo que tenha um custo mais baixo para o estabelecimento, mas, que agregue valor para o colaborador.
Uma outra iniciativa muito legal que faz com que as pessoas queiram fazer parte da equipe por mais tempo é comemorar o aniversário de casa do colaborador com um mini evento, onde o colaborador recebe uma bebida que corresponde ao tempo de casa dele e há uma cerimônia e troca de cordão de crachá. Os cordões dos crachás possuem cores diferentes correspondendo a quantidade de anos que trabalham na empresa. E, em relação às bebidas, quando a pessoa comemora 1 ano de casa, ganha uma garrafa de gin X, quando comemora 2 anos, ganha uma garrafa de vodka Y e vai aumentando a qualidade da bebida conforme os anos aumentam.
Se o colaborador se sente pertencente à empresa, sente que é parte de um time e se sente bem trabalhando no local, ele não vai querer sair. E, uma sugestão para realizar essa integração do colaborador são pequenas confraternizações da equipe. Pode ser um churrasco caso a meta de venda da equipe seja batida, ou cantar parabéns para os aniversariantes do mês com um bolo que a cozinheira fez.
Um clima agradável no local de trabalho faz toda a diferença!
Claro que nem tudo que funciona em um estabelecimento funcionará em todos. É necessário entender bem o perfil da equipe que trabalha com você. É uma equipe mais jovem? Mais madura? O que eles valorizam? Por que escolheram trabalhar em seu bar o restaurante? Imagino que sua equipe agora durante a pandemia esteja reduzida e consequente a rotatividade deve ter diminuído!
Que tal tentar colocar em prática ao menos uma das dicas comentadas aqui para testar?
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